Pós-Graduação em Literatura promove aula inaugural ‘Xingu em Tela’ no dia 30 de setembro

23/09/2022 10:54

O Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a aula inaugural  Xingu em Tela: narrativa audiovisual indígena na póxima sexta-feira, dia 30 de setembro, às 18h, no Auditório Henrique Fontes no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Nesse encontro, serão exibidos curtas-metragens de Takumã Kuikuro e, em seguida, ocorrerá um debate sobre o curta. 

Takumã Kuikuro é cineasta, coordenador do coletivo Kuikuro de Cinema, vive na aldeia Ipatse, na Terra Indígena do Xingu. Teve filmes premiados em festivais como os de Gramado e Brasília, e no Presence Autochtone de Terres, em Vues, em Montréal. Co-dirigiu o longa-metragem As Hiper Mulheres (2011), além de vários curtas-metragens e médias-metragens, tais como: O Dia em que a Lua Menstruou (2004), O Cheiro de Pequi (2006), Karioka (2015), Ete Londres: Londres como uma Aldeia (2016),  Xandoca (2019) e, mais recentemente, Território Pequi (2021).

É formado em edição pela Fundação Darcy Ribeiro, realizou residência artística em Londres e oferece oficinas de produção audiovisual entre povos indígenas da Amazônia. Em 2017, recebeu o prêmio honorário bolsista da Queen Mary University London. E foi, em 2019, o primeiro jurado indígena do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília.

 

Tags: Programa de Pós-Graduação em LiteraturaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaXingu em Tela: narrativa audiovisual indígena