Projeto de extensão da UFSC leva formação sobre primeiros socorros a creche de Florianópolis

15/08/2022 10:00

Formação sobre emergências pediátricas no Neim Morro do Horário, em Florianópolis. (Foto: Divulgação/PMF)

O projeto de extensão da UFSC, Estentendo o Processo Ensino-Aprendizagem para a Comunidade – Emergências na Infância, iniciado em 2021, já capacitou o corpo docente de duas creches públicas e se prepara para levar o conhecimento sobre primeiros socorros com crianças para outras unidades escolares interessadas. A temática é focada nas principais emergências pediátricas, como engasgo, parada cardiorrespiratória, prevenção de lesões, além do tema do desfralde.

A coordenadora do projeto, professora do Departamento de Pediatria, Renata Tommazzoni, destaca que a ideia para o projeto surgiu durante uma aula para estudantes da nona fase do curso de Medicina da UFSC, na qual se trabalhou com simulações de parada cardiorrespiratória (PCR) na infância e manobras de desengasgo. “Uma aluna, após receber a capacitação, sentiu a necessidade que os professores da escola de sua filha também fossem capazes de realizar as manobras. A partir daí surgiu a ideia de realizarmos um projeto de extensão que envolvesse os alunos e professores do curso, na capacitação das professoras das creches e escolas infantis em temas de urgência e emergência. Os alunos de Medicina, sob supervisão dos professores de Pediatria, que ajudam a capacitar os professores das escolas infantis”, explica a professora.

Em julho ocorreu a capacitação de docentes no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Morro do Horácio, em Florianópolis, que voltará a receber em setembro, e o projeto também já foi realizado no Centro de Educação Infantil da Associação dos Servidores do Hospital Universitário (ASHU). As próximas escolas a receber o projeto serão o Neim Celso Ramos e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).

“Entramos em contato com a prefeitura de Florianópolis para ser disponibilizado para as escolas da rede e ela prontamente nos apoiou. Gostaríamos que mais escolas tivessem o interesse em participar”, salienta a professora Renata.

A formação aborda emergências como engasgo, parada cardiorrespiratória, desfralde. (Foto: Divulgação/PMF)

Segundo a diretora do Neim Morro do Horácio, Morgana Maria da Silva, essa formação garante uma maior segurança em situações delicadas dentro da creche. “Se soubermos tomar decisões certas, até que a ajuda de um profissional chegue, poderemos ajudar a salvar a vida de uma criança”. Com 32 profissionais de educação, o Neim é responsável por 95 crianças de quatro meses a seis anos de idade.

A professora Renata explica que a principal motivação do projeto é levar a Universidade para a comunidade. “A Universidade tem um papel de mobilizador e promotor da saúde para a população através de estratégias de compartilhamento de informações por diversos meios, entre eles, a realização de projetos de extensão. Esses possibilitam que o estudante seja um mobilizador da construção do seu próprio conhecimento estreitando os laços junto a comunidade e contribuindo para a promoção da saúde. A prevenção de situações de risco que a criança é submetida no seu dia a dia faz com que medidas sejam realizadas para a capacitar essa população para a tomadas de decisões perante a riscos diversos”, ressalta.

Todas as atividades da formação são presenciais, com o uso materiais para orientação e discussão e bonecos simuladores para as atividades relacionadas a engasgo e parada cardiorrespiratória. O projeto tem apoio do Departamento de Pediatria e do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Mais informações:
renata.tomazzoni@ufsc.br

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC
escrito com informações da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF)

Tags: CCSengasgoextensãomedicinaPediatriaPrefeitura Municipal de FlorianópolisPROEXUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina