9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ocorre nesta quarta, dia 31 de agosto
A 9ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (9ª JURA) ocorrerá nesta quarta-feira, 31 de agosto, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento terá feira com produtos da reforma agrária, artesanato indígena, contação de histórias, seminário, lançamentos de livros, entre outras atividades. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link. Os participantes poderão obter certificado de quatro horas complementares.
Promovida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola e Agroecologia (Gega), Núcleo Estudos e Pesquisa sobre as Transformações do Mundo do Trabalho (TMT) e Terra Trabalho e Resistência, o lema da Jornada é Reforma Agrária Popular e Projeto de País!. Na atividade será debatida a luta pelo direito à educação e ao conjunto dos bens culturais, direito à alimentação, à saúde, à terra, à água, à biodiversidade, à moradia, entre outros.
> Confira a programação completa:
A partir da 10h – Praça em frente à Reitoria
Feira de produtos da Reforma Agrária, artesanato dos Povos Indígenas e Livros da Expressão Popular
12h – Praça em frente à Reitoria
Contação de história com Vânia Schwenke
A partir das 16h – Em frente ao auditório do CSE
Feira de produtos da reforma agrária, artesanato dos povos indígenas e livros da Expressão Popular
18h30 – Auditório do CSE/UFSC
Mesa Questão agrária e urbana: a articulação de lutas, desafios cotidianos e resistências
Com Célia Vendramini (EED/CED/UFSC); Nauro Velho (MST); Filipe Bezerra (Ocupação Marighela e UP); Brasílio Pripá Júnior (Coletivo de Estudantes Indígenas da UFSC, Povo Xokleng)
Mediação: Mailiz Garibotti Lusa (DSS/CSE/UFSC)
20h30 – Lançamento dos livros Estudos sobre a realidade brasileira, Vol. 1 e 2, Fundamentos e processos em educação e Práticas e movimentos contra-hegemônicos
21h – Hall do CSE/UFSC
Mesa de autógrafos, confraternização