Informe Semanal do Necat mostra aumento de novos casos e de óbitos por Covid-19

28/06/2022 10:30

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) publicou o Informe Semanal de acompanhamento da Covid-19 em Santa Catarina relativo ao período de 18 a 24 de junho. De acordo com os dados, houve um aumento das médias diárias de novos casos e de óbitos na semana considerada. Nos últimos sete dias, foram notificados mais 12.094 casos da doença, o que representa a manutenção da tendência de aumento deste indicador verificada desde o início de maio de 2022.

Com isso, a média diária de novos casos subiu de 1.411 para 1.726 registros ao final da semana considerada. “Esse aumento absoluto dos novos casos revela que a tendência de contágio continuou acelerada na última semana. Na verdade, esse contexto fez com que a média diária de novos casos se mantivesse próxima aos valores registrados no início de março/22, quando a variante Ômicron ainda se encontrava em expansão no estado”, conforme o texto do Informe.

A média diária de novos casos de Covid (1.726 ao dia), evidencia-se em patamar elevado quando comparada a outros períodos pandêmicos. Nos últimos dois meses de 2021, essa média era de 350 registros diários. O número é também mais que o dobro do verificado na semana de 23 a 29 de abril de 2022 (831 ao dia), quando a pandemia dava sinais de arrefecimento após atingir o auge no final de janeiro.

Outro indicador da circulação acelerada do vírus em Santa Catarina foi o aumento do número de casos ativos. Na semana analisada, este número subiu 3%, representando mais 324 pessoas positivadas.

Esses números elevados de novos casos e de casos ativos tiveram reflexo no número de óbitos. Nos últimos sete dias foram registrados mais 41 óbitos e com isso, a média diária desse indicador se situou em 5,8 mortes/dia na semana analisada. “Neste caso em particular, deve-se mencionar que as oscilações do indicador – positivas ou negativas – podem estar relacionadas ao retardo dos registros, especialmente quando são considerados dois períodos curtos”, ressalva o documento.

Conforme o Informe Semanal, a aceleração dos óbitos no estado desde o início da segunda quinzena de janeiro deste ano apresentou oscilações positivas. Com isso, até o momento já foram registrados 1.783 mortes no corrente ano. “Na última semana a média diária de mortes sofreu uma nova expansão, porém ainda se mantendo em um patamar bastante baixo, comparativamente aos meses de janeiro e fevereiro de 2022.”

O documento do Necat também traz os números detalhados de novos casos, casos ativos e ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada uma das mesorregiões de Santa Catarina. A tabulação dos dados demonstra que as regiões do Planalto Norte/Nordeste e da Grande Florianópolis registraram aproximadamente 39% de todos os novos casos, enquanto as regiões do Vale do Itajaí e do Meio Oeste/Serra contabilizaram cerca de um terço dos novos casos.

A análise do Necat reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19 para mitigar os efeitos da pandemia. O documento destaca que a taxa de ocupação dos leitos UTI-SUS pela doença permaneceu baixa em todas as regiões do estado, mesmo diante de um cenário de expansão da contaminação da população catarinense, ao mesmo tempo em que a taxa geral de ocupação dos leitos de UTI-SUS aumentou em três regiões e continuou acima de 90%. No entanto, o pesquisador Lauro Mattei, que assina o Informe, ressalta que está aumentando o número de pessoas que está com o ciclo de vacinação desatualizado. “Esse cenário de relaxamento da vacinação por parte da população está propiciando que novas cepas do vírus continuem aparecendo recorrentemente, de tal forma que o fim da pandemia permaneça cada vez mais incerto.”

 

Tags: Covid-19Informe SemanalNecatpandemiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação