Coperve divulga aprovados no processo seletivo para pessoas refugiadas

27/06/2022 08:49

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou na quinta-feira, 23 de junho, o resultado do processo seletivo especial para o ingresso de pessoas refugiadas em cursos de graduação da UFSC. Todas as dez vagas oferecidas foram preenchidas. Foram aprovados cinco venezuelanos, quatro haitianos e um candidato da Guiné-Bissau.

As vagas preenchidas são para os cursos de Matemática (Licenciatura), Geografia, Engenharia de Materiais (Bacharelado), Biblioteconomia (Bacharelado), Letras – Português, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Secretariado Executivo (Bacharelado), Engenharia de Produção Elétrica, Química (Licenciatura), Química Tecnológica (Bacharelado). Os aprovados iniciam seus estudos no segundo semestre letivo de 2022, em 25 de agosto.

Lisbeth Carolina Chirinos Márquez (Foto: arquivo pessoal)

As provas do processo seletivo foram aplicadas no dia 12 de junho. Os candidatos responderam 30 questões das disciplinas de Língua Portuguesa (10 questões), Conhecimentos Gerais (17), Língua Estrangeira (3 questões, com opção de espanhol, inglês ou francês) e elaboraram uma Redação. Ao todo, estavam inscritas no concurso 69 pessoas que se enquadravam nos critérios do edital: pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadores de visto humanitário.

A venezuelana Lisbeth Carolina Chirinos Márquez está no Brasil desde dezembro de 2016 e foi aprovada para o curso de Letras Língua Portuguesa. Ela foi avisada sobre o processo seletivo pela sua amiga Marcela Possato, estudante do curso de Farmácia da UFSC, que deu dicas e incentivo para ela participar. Lisbeth conta que estudava em horas livres e acredita que a leitura em geral também ajudou bastante na sua aprovação. Ela valoriza a chance de fazer um curso de graduação na UFSC: “Vejo como uma oportunidade maravilhosa para o meu crescimento pessoal e profissional e assim contribuir de alguma forma com esta minha casa, Brasil!!”

Naydalie Charite Jeune, do Haiti, é a candidata aprovada para o curso de Secretariado Executivo. Ela está no Brasil desde 2018 e neste mês completa quatro anos no País. A estudante ficou sabendo do vestibular da UFSC por meio de uma pessoa chamada Marli, que trabalha na escola Juscelino Kubitschek, onde ela concluiu o ensino médio. Naydalie diz que ficou sabendo do processo seletivo meio tarde e estudou sozinha em casa, pela internet, e focou nos conteúdos disponibilizados pelo site do concurso. “É incrível a quantidade de oportunidades que o Brasil oferece aos imigrantes como eu, e poder entrar em uma universidade como a UFSC é sem dúvida uma oportunidade incrível.”

Sérgio Besna Dudu Mane (Foto: arquivo pessoal)

Sergio Besna Dudu Mane, natural da Guiné-Bissau, reside há oito anos no Brasil e foi o aprovado no curso de Engenharia de Produção Elétrica. Ele conta que se preparou para o vestibular por meio de leituras e seguindo as orientações repassadas pela Coperve. “Vejo a oportunidade de fazer o curso superior no Brasil como uma solução para superar obstáculos (pobreza e dificuldades para oportunidade de emprego) e também para crescimento pessoal para futuro melhor. Fazer curso superior no Brasil nos permite adquirir um vasto campo de conhecimentos e nos deixa preparados para desafios do mercado trabalho, nos tornando profissionais competentes.”

Tags: graduaçãoinclusãopessoas refugiadasUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular