Professor da UFSC lança livro ‘Os Botões da Batina’

18/05/2022 08:00

O professor Waldir José Rampinelli, titular do Departamento de História da Universidade de Santa Catarina (UFSC), lança, no dia 20 de maio, das 19h às 21h30, o livro Os Botões da Batina, da Editora Insular. O evento ocorre no Palácio Cruz e Souza, atual sede do Museu Histórico de Santa Catarina, e celebra o lançamento da obra ficcional inspirada nas experiências do autor enquanto criança e adolescente que cresceu rodeado de preceitos da comunidade cristã católica.

Descrevendo seu projeto como uma mistura dos livros O Seminário e O Ateneu, Rampinelli traz à tona memórias resgatadas da época em que viveu no seminário Nossa Senhora de Guadalupe, no sul de Santa Catarina. Ele conta, ao longo da ficção, as lembranças atreladas à vivência dos personagens e dele próprio neste ambiente singular, muitas vezes desconhecidos para as pessoas que não fazem parte da religião.

Seu relato, que ganha forma por meio de fontes históricas, como cartas, jornais e imagens, não se refere apenas a simples histórias de infância, mas percorre profundamente os sentimentos e emoções, medos e prazeres que marcaram essa fase da sua vida. O que havia sido guardado pelo autor é finalmente dito e eleva a obra ao ponto crítico de seu conteúdo: “No seminário, o padre está nu.”

O professor, mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), também é autor das obras O menino que vê o mundo – confidências sobre os imigrantes italianos; Evangelho e Manifesto – ne religião e na política; O que a mídia esconde – crônicas na Rádio Onda Jovem e As duas faces da moeda – as contribuições de Jk e Gilberto Freyre ao colonialismo português.

Tags: Departamento de HistóriaOs Botões da BatinaUFSC