Festival da Fortaleza de São José da Ponta Grossa terá 10 horas de programação neste domingo

27/04/2022 10:30

Programação completa conta com a Banda Cucamonga (1), Dona Bilica (2), Orquestra de Choro Campeche (3), SCAM (4), guiamento de profissionais do IFSC (5) e Bloco Para Cara (6). Créditos: foto 3 – Luiza Filippo/divulgação; foto 4 – Ezequiel Medeiros/divulgação; demais fotos – divulgação; foto maior – Salvador Gomes

Fortaleza de São José da Ponta Grossaaberta ao público desde o final de março, terá uma programação especial no próximo domingo, 1° de maio. Para celebrar a volta da visitação pública, um festival com 10 horas de programação, e entrada gratuita, tomará a fortaleza, das 8h às 18h. Apresentações musicais, guiamento turístico, demonstração de lutas medievais e uma participação especial da Dona Bilica, personagem da cultura local, fazem parte do Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis.

A fortaleza abre a partir das 8h e terá entrada franca durante o festival, que coincide com o segundo Dia de Gratuidade deste ano. Os visitantes poderão entrar a qualquer horário (veja dicas de visitação abaixo). Desde a abertura, profissionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), egressos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente, atenderão os visitantes com guiamento sobre a história do sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina.

Ainda pela manhã, está previsto o primeiro cortejo musical do dia, com a Banda Cucamonga – conjunto acústico e itinerante de dixieland – e participação especial da Dona Bilica, personagem que incorpora a cultura do manezinho. Ela irá contar um pouco da história das fortalezas para o público que acompanhar a caminhada junto com a banda. À tarde, o cortejo irá se repetir. Além da participação com a banda, Dona Bilica fará shows no palco.

A programação contará ainda com apresentação do Bloco de Carnaval Para Cara. Os artistas irão interpretar o samba enredo Para Cara Mergulha nas Águas de Anhatomirim, além de outras músicas. Entre as atrações musicais, destaca-se também a Orquestra de Choro Campeche.

O festival contará ainda com demonstrações de técnicas de espada e arcos usados na Idade Média. A apresentação estará a cargo do Grupo SCAM, que também falará sobre os armamentos.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa ainda passa por obras, apesar de a visitação já estar liberada. Por isso, é importante respeitar algumas áreas sinalizadas e ainda não abertas ao público. Também é importante lembrar das regras de visitação das fortalezas (veja nas dicas a seguir).


Festival de Reabertura da Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Dia 1° de maio, domingo. Entrada franca.

8h – Abertura da fortaleza e início do guiamento turístico com profissionais do IFSC
9h – Cortejo musical com a Banda Cucamonga e participação especial da Dona Bilica
10h – Stand-up Dona Bilica
11h – Bloco de Carnaval Para Cara, com samba enredo Para Cara Mergulha nas Águas de Anhatomirim
12h – Guiamento turístico com profissionais do IFSC
13h – Cortejo musical com a Banda Cucamonga e participação da Dona Bilica
14h – Stand-up Dona Bilica
15h – Orquestra de Choro Campeche
16h – Demonstração de esgrima histórica com SCAM
16h30 – Cerimonial oficial
17h30 – Show com Banda Cucamonga
18h – Encerramento

Dicas para visitar a fortaleza

  • Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
  • De acordo com decreto do Governo do Estado, que a UFSC adotou para as fortalezas, o uso de máscara é recomendado, porém não é obrigatório.
  • Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
  • São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
  • Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
  • Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar na fortaleza, que ainda conserva rampas de pedras.
  • Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba mais.
  • Respeite sempre os sinais de interdição de espaços. Lembre-se que, para chegar à entrada, é preciso circular a murada da fortaleza pela esquerda. Veja mapa abaixo:

 

Tags: Fortaleza de São José da Ponta GrossafortalezasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina