Convívio Consciente: UFSC prepara eventos de recepção à comunidade universitária
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, para as próximas semanas, eventos para recepcionar estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos em Educação. Confira abaixo a programação completa para a semana do dia 18 a 22 de abril.
>> Veja também: Convívio Consciente: confira a agenda de eventos de recepção nos campi da UFSC
18 de abril
9h30 – UFSC Te Acolhe – Hall da Reitoria
Acolhimento, homenagens, e agradecimento são as motivadoras deste evento, organizado pelo Gabinete da Reitoria e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).
O evento contará com a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar e demais autoridades da UFSC, além de uma apresentação musical com a cantora Isabela Fialho, e uma fala do Padre Vilson Groh.
12h30 – Apresentação da Bateria Universitária Devassa, da Atlética Acadêmica de Medicina da UFSC – Praça da Cidadania
A Bateria Devassa da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFSC (AAAMEDUFSC) existe desde a criação da Atlética, e aos poucos foi ampliando sua abrangência e participação em competições, como Intermed, competição que acontece entre as baterias dos cursos de Medicina do Sul do Brasil. Em 2018 a Devassa liderou o desafio de baterias na competição, e em 2019 foi campeã do mesmo desafio de baterias do Intermed. Além disso, a bateria foi, também, campeã por dois anos consecutivos nos Jogos Universitários da Medicina (Jumed).
14h30 – Apresentação do livro “A Jornada de Fahim” com o autor, João Pina – Centro de Cultura e Eventos (2º andar)
João Pina, 25 anos, autor da obra, é formado em Relações Internacionais pela UFSC e especializado em migrações internacionais. Em 2018, passou uma temporada trabalhando como voluntário no campo de refugiados em Calais, França. O convívio diário com refugiados, especialmente alguns meninos afegãos, aproximou-o de suas jornadas e lutas por dignidade e direitos. Essa forte experiência encorajou-o a contar as histórias daqueles que atravessam o mundo em busca de abrigo, por meio do seu primeiro romance “A Jornada de Fahim”.
Fahim é um garoto alegre, que ama ir à escola e vive uma vida tranquila na capital do Afeganistão, Cabul. Inesperadamente, uma notícia faz o seu coração parar por um segundo: Sara, sua irmã, foi diagnosticada com um câncer raro. Movido pelo desejo de ajudá-la, o protagonista opta por uma manobra arriscada, mas necessária: emigrar. Família, amizade e até o primeiro amor marcam este romance que aponta um foco de luz sobre o cenário das crianças migrantes desacompanhadas no mundo.
A atividade será presencial e terá mediação de Janaina Santos.
17h30 – Aula Magna do Semestre 2022.1 – Desafios contemporâneos no Ensino Superior, com Viviane Mosé – Auditório Garapuvu (com transmissão ao vivo)
Viviane Mosé é poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado Nietzsche e a grande política da linguagem em 2005 pela editora Civilização Brasileira.
Mosé escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro Ser ou não ser, no Fantástico, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Participou como comentarista do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. Tem diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise publicados. Hoje é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento, além de ser colaboradora fixa do programa Encontro com Fátima Bernardes.
É necessária inscrição prévia por formulário disponível neste link.
19 de abril
18h – A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta, com a professora Francilene Garcia, (UFPB) – (com transmissão ao vivo)
A professora Francilene Procópio Garcia tem uma grande trajetória na gestão de políticas públicas em ciência e tecnologia. É mestra em ciências da computação e doutora em engenharia elétrica, ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, foi secretária executiva de Ciência e Tecnologia pelo estado da Paraíba entre 2011 e 2018, sendo presidente do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre 2015 e 2018.
Atualmente está na secretaria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A palestra será on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
20 de abril
9h -11h: oficinas de instrumentos musicais, oferecidas pelos músicos da Big Band Arapuca de Vento (salas do 2º andar do Centro de Cultura e Eventos);
O projeto “Arapuca de Vento, Um Olhar Sobre As Práticas de Big Band – Oficinas Instrumentais” oferece, na UFSC, oficinas de saxofones, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, bateria, percussão, contrabaixo e guitarra.
Os interessados em participar das oficinas oferecidas devem ir às salas do 2° piso do Centro de Eventos da UFSC. Não é necessário realizar inscrições previamente.
12h30 – Show da Big Band Arapuca de Vento, na Praça da Cidadania (em frente ao Centro de Cultura e Eventos)
A Big Band Arapuca de Vento foi formada no início de 2020, em Florianópolis, com o objetivo de tocar o repertório típico das grandes “big bands” brasileiras. Aos poucos, o grupo começou a tocar músicas autorais e a buscar uma mescla musical, trazendo influências da música latina e africana, dois estilos que se destacam pela forte cadência rítmica.
Integram a Big Band Arapuca de Vento importantes nomes do cenário musical catarinense, dentre eles: Mark de Jong (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Rafael Calegari (baixo elétrico), Lucas Moretto Martinez (guitarra), Eduardo Farias (trombone), Hermerson Calandrini (trombone), Gabriel Barbalho (trompete), Bruno Passos (trompete), Maycon de Souza (sax alto), Braion Johnny (sax alto/clarinete), Elio Vistel (sax tenor/flauta), Fábio Mello (sax tenor/soprano/flauta) e Felipe Moritz (sax barítono/flauta).
O projeto da banda foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, e está sendo executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
15h – Saberes Afirmativos no fazer Universitário, com a professora Alexandra Eliza Vieira Alencar (UFSC) – Centro de Cultura e Eventos (2º andar)
A palestra com a professora do Departamento de Antropologia da UFSC, Alexandra Alencar, abordará os saberes afirmativos na universidade. Alexandra é doutora e mestra em Antropologia Social pela UFSC, e é formada em Jornalismo também pela UFSC.
Tem experiência na área de produção de vídeos, com ênfase em comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades negras de Florianópolis, invisibilidade negra e umbanda. É pesquisadora do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas da UFSC (NUER/UFSC), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS/UFSC) e do Instituto de Estudos de Gênero da UFSC (IEG/UFSC).
A atividade será presencial.
>> Confira a programação completa de eventos e minicursos preparados pelo PIAPE
>> Veja a programação de atividades de apoio e orientação pedagógica do semestre 2022.1
>> Confira a agenda das aulas magnas da UFSC: semestre 2022.1