Confira a agenda das aulas magnas da UFSC: semestre 2022.1

31/03/2022 09:25

31 DE MARÇO – PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM, GESTÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM – MODALIDADE PROFISSIONAL E MESTRADO PROFISSIONAL EM INFORMÁTICA EM SAÚDE
Tema: Desenvolvimento de tecnologias em saúde: dilemas conceituais e metodológicos
Ministrante: Marcos Venícios de Oliveira Lopes

Os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional (PPGPENF) e Mestrado Profissional em Informática em Saúde (PPGINFOS) realizam no dia 31 de março aula magna para marcar a abertura do semestre 2022.1.

O tema abordado será “Desenvolvimento de tecnologias em saúde: dilemas conceituais e metodológicos” pelo conferencista Marcos Venícios de Oliveira Lopes, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e representante da área de Enfermagem no CNPq. A aula será transmitida pelo Canal do PEN/UFSC no YouTube.

19 DE ABRIL – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO
Tema: O enfrentamento ao racismo na prática jornalística
Ministrante: Bianca Santana

A jornalista e professora Bianca Santana ministrará a aula magna 2022 do PPGJOR UFSC. Com o tema O enfrentamento ao racismo na prática jornalística, a conferência será realizada no dia 19 de abril, às 9h, com transmissão online pelo canal do YouTube do Programa.

Bianca Santana é jornalista, doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestra em Educação também pela USP. É autora dos livros Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro (Companhia das Letras, 2021) e Quando me descobri negra (SESI-SP, 2015). Foi professora da Faculdade Cásper Líbero e da pós-graduação em Jornalismo Multimídia na FAAP. Atualmente, é professora no MBA em Estratégias de Comunicação Digital da FGV e escritora residente na Escola de Português da Middlebury College (em Vermont, nos Estados Unidos).

Bianca também é colunista da revista Gama e tem textos publicados em diversos veículos como UOL, revista Cult e Folha. Além disso, é organizadora das coletâneas Inovação Ancestral de Mulheres Negras: táticas e políticas do cotidiano (Oralituras, 2019), Vozes Insurgentes de Mulheres Negras: do século XVIII à primeira década do século XXI (Mazza Edições/ Fundação Rosa Luxemburgo, 2019), e Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas (Edufba/Casa de Cultura Digital, 2012).

A aula magna 2022 é uma atividade oficial do PPGJOR e faz parte das celebrações dos 15 anos do programa. Criado em 2007, o PPGJOR UFSC surge da experiência bem sucedida de três décadas de formação de profissionais jornalistas no curso de Jornalismo, sendo um produto do amadurecimento desta área acadêmica na instituição, através de um contínuo investimento na formação docente, na produção científica e na criação da infraestrutura necessária ao empreendimento.

Tags: 2022.1aula magnaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina