UFSC na mídia: Reportagem destaca feito de Rosa Maria, a estudante que descobriu sete asteroides

22/02/2022 08:56

Os sete asteroides descobertos recentemente por uma estudante do Colégio de Aplicação da UFSC transformaram Rosa Maria Miranda em um exemplo. “É muito legal poder inspirar essas crianças”, contou ela para a equipe da NSC TV em reportagem exibida no dia 19 de fevereiro. A adolescente de 14 anos conseguiu o feito a partir de um programa da NASA, agência espacial norte-americana e uma das maiores agências de estudos astronômicos do mundo.

Reprodução NSC TV

Na reportagem, Rosa Maria conta que sempre se interessou por ciência, mas foi durante a pandemia que a astronomia a atraiu. O projeto da NASA a fez buscar asteroides e descobrir não apenas um, mas sete deles. O professor Alexandre Zabot, do curso de Engenharia Aeroespacial, reconheceu o feito e lembrou que os jovens têm buscado cada vez mais conhecimento e capacitação na área.

Rosa explicou como foi a descoberta: equipes recebem pacotes de imagens de um telescópio, que roda em um programa no computador, gerando animações. Lá, é possível procurar movimentos que seriam dos asteroides, pedaços de rocha no espaço. A adolescente também lembrou o quanto é importante que se incentive crianças a se interessarem por qualquer área da ciência. “Tudo contribui para a humanidade”, disse.

A mãe de Rosa, Josemari Pereira, reforçou a fala da filha, revelando seu orgulho e destacando a importância do incentivo para que outras jovens também tenham seu espaço como cientistas. “Pode ter um monte de cientista por aí. Várias ‘Rosinhas’ escondidas”.

Tags: Colégio de AplicaçãoEngenharia AeroespacialUFSC na mídia