Projeto 12:30 recebe show ‘As paredes têm ouvidos’, com duo A Corda em Si e percussionista Rodrigo Gudin Paiva
O Projeto 12:30 recebe o duo musical A Corda em Si, com participação do percussionista Rodrigo Gudin Paiva, em live do show As paredes têm ouvidos, na próxima quarta-feira, 1º de dezembro. A apresentação faz parte da programação do Experimenta Pandêmico e será transmitida ao vivo no horário tradicional do projeto, às 12h30, pelo canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte).
A atividade encerra o calendário de apresentações oferecidas pelo Projeto 12:30 em 2021. Reestruturado para funcionar virtualmente, o projeto tem realizado as Lives 12:30 e os Talk Shows 12:30 com frequência quinzenal, desde março de 2021, às quartas-feiras no horário que dá nome ao projeto.
As paredes têm ouvidos
O show As paredes têm ouvidos foi concebido pelo duo A corda em Si – formado por Fernanda Rosa (voz) e Mateus Costa (contrabaixo) – em parceria com o percussionista Rodrigo Gudin Paiva. Os músicos se inspiraram no ditado persa “as paredes têm ratos e os ratos têm ouvidos”, para romper as barreiras físicas que aprisionaram a todos ao longo do enfrentamento à pandemia por coronavírus. O grupo apresenta as canções de seu quarto álbum, entre composições autorais e músicas cedidas por compositores parceiros, na formação de contrabaixo, vozes e percussão.
Mateus e Fernanda são deficientes visuais. O duo musical tem 12 anos de carreira e produziu 3 álbuns: 2 CDs – O Som do Vazio e Sinfonia Azul – e um DVD Cego – LivreMente, além de participar de eventos de destaque nacionais e internacionais. No currículo, possuem prêmios, participações em programas nacionais na televisão aberta, shows por diversos estados do país e na Europa, inclusive com a experiência de ter plateias vendadas experimentando sua percepção de ouvir sem ver.
O percussionista Rodrigo Gudin Paiva, que participará da apresentação, é músico com 31 anos de carreira profissional, atua como pesquisador em música e como instrumentista em shows e gravações nas áreas de música popular e erudita, transitando em diferentes vertentes musicais. Colaborou em mais de 30 discos gravados e lançados em CD ou DVD. Integra a orquestra Camerata Florianópolis há 24 anos e realiza a direção musical e coordenação do Grupo de Percussão de Itajaí (GPI) há 14 anos. Também participa de diversos grupos em trabalhos de música autoral, entre eles, A Corda em Si, GLiP – Grupo Livre de Percussão e Chico Preto e banda.
Projeto 12:30
Projeto cultural permanente há três décadas, é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC). A iniciativa apresenta, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, na grande maioria de música, junto à Praça da Cidadania, em frente ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Em períodos de atividades presenciais, o Projeto ocorre quinzenalmente no campus Trindade e, uma vez ao mês, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi.
Atualmente, houve a necessidade de mudanças no formato das apresentações, provocada pelo momento de pandemia e pelo adiamento das atividades presenciais na UFSC. Por isso, a programação do Projeto 12:30 está totalmente virtual. As atividades ocorrem a cada 15 dias, nas quartas-feiras, pelo canal do YouTube do Projeto 12:30, de forma alternada entre Talk Show 12:30, que são entrevistas previamente gravadas, e Live 12:30, com transmissões ao vivo.
> Serviço:
O quê: Edição especial do Projeto 12:30 com A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva, em live do show “As paredes têm ouvidos”, na programação do Experimenta Pandêmico.
Quando: 1º de dezembro de 2021, quarta-feira, às 12h30
Onde: Canal do Youtube da SeCArte
Quanto: Gratuito
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br ou com a coordenadora Bianca Kaizer pelo e-mail: bianca.kaizer@ufsc.br
WhastApp do Projeto 12:30: (48) 3721-2497
Mais sobre o Projeto em www.dac.ufsc.br e nas redes sociais @projeto1230.ufsc
Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, coordenadora do Projeto 12:30/DAC/SeCArte/UFSC, com informações dos artistas