Congresso Internacional Freire e Vigotski promove reflexões sobre educação e liberdade

12/11/2021 09:23

*atualizado em 12 de novembro com informações sobre a Carta de Florianópolis

Ainda é possível inscrever-se para acompanhar as atividades do Congresso Internacional Freire e Vigotski: educação pública emancipatória, que ocorre de 8 a 12 de novembro. Sediado no Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Comissão da Educação da Câmara dos Deputados, o evento foi construído em parcerias com diversas universidades brasileiras e movimentos sociais. O Congresso tem mais de 8 mil inscritos, de todos os estados brasileiros e de 30 diferentes países.

O Congresso ocorre de forma remota e as inscrições são gratuitas. Para mais informações acesse: https://congressofreirevigotski2021.ufsc.br/.
O evento terá conferências com renomados estudiosos de Freire e Vigotski, apresentações de trabalho, simpósios de pesquisas, além de um Espaço Cultural.

Para consultar diretamente a programação das conferências, acesse https://congressofreirevigotski2021.ufsc.br/geral/conferencias/

Confira o resumo preparado por organizadores do evento:

“Para quem tem em Freire e Vigotski as referências de sua atuação, a educação tem o sentido de emancipar, libertar, voltar-se ao pleno desenvolvimento humano. Deve estar pautada na coletividade e na ciência orientada para o bem comum. A educação deve estar, assim como a vida de Freire e Vigotski, a serviço da construção de uma sociedade sem opressores e sem oprimidos.

O Congresso faz uma homenagem ao centenário de nascimento de Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira. Reconhecido em todo o  mundo por sua obra, que alia refinamento intelectual e compromisso popular, Freire dialoga com os oprimidos e com os grandes pensadores da humanidade. Os ataques que Freire sofre das elites econômicas e políticas no Brasil evidenciam a potência libertadora de sua vida e obra.

Freire divide as homenagens com Lev Semenovich Vigotski, psicólogo e educador soviético, nascido na Bielorrúsia há 125 anos. Seu trabalho abriu novas fronteiras à psicologia e à educação, fundando uma escola de pensamento incontornável às perspectivas críticas. Seu compromisso com uma educação e uma sociedade emancipadas, com a coletividade, com a autonomia e com o pleno desenvolvimento humano, revelam-se em sua vida e obra. A Teoria Histórico Cultural, que tem em Vigotski um dos principais autores, é reconhecida  mundialmente de grande atualidade para pensar o humano em nosso tempo.

Vigotski e Freire nos ensinam da íntima articulação entre educação e sociedade, que mudar a educação, exige, radicalmente, a mudança da sociedade e vice-versa. Se dedicaram a mostrar que precisamos de um mundo novo, pautado no social e não no capital, para que a educação possa emergir emancipatória, libertadora.

A realização de um Congresso Internacional que tem sua base no pensamento de Freire e Vigotski e suas escolas de pensamento assinala o compromisso da universidade pública com uma sociedade livre, justa e com uma educação emancipatória e libertadora”.

Clique aqui e acesse a Carta de Florianópolis, divulgada na Mesa de Encerramento do Congresso.

 

Tags: CEDCongresso Internacional Freire e VigotskieducaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina