Universidade terá eventos para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

04/10/2021 17:33

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá dois eventos para marcar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 2 a 8 de outubro de 2021. Na quarta-feira, 6 de outubro, às 17h, haverá o lançamento externo do Portal de Ofertas e Demandas da UFSC, no canal da TV UFSC no YouTube. E na sexta-feira, dia 8, às 17h, ocorrerá uma solenidade virtual com as pesquisadoras vencedoras do prêmio Mulheres na Ciência, com participação do reitor Ubaldo Cesar Balthazar e transmissão pelo canal da TV UFSC no YouTube.

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021 é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” e está relacionado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas. A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) planeja realizar outras atividades do evento no primeiro semestre de 2022, com o foco na popularização da ciência entre os estudantes universitários, do ensino médio e fundamental.

O Portal de Ofertas e Demandas da UFSC é uma ferramenta para potencializar a interação da Universidade com a comunidade. Empresas, profissionais e instituições podem cadastrar no portal as suas demandas por serviços, enquanto servidores e até alunos da UFSC podem anunciar suas ofertas, tais como prestação de serviços de laboratórios, assessoria e consultoria e treinamentos.

O prêmio Mulheres na Ciência é uma iniciativa da Propesq com o objetivo de dar visibilidade e homenagear mulheres cientistas e incentivar a participação feminina de forma igualitária na pesquisa acadêmica.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de promover a popularização da ciência e da tecnologia por meio de eventos de divulgação científica. A coordenação nacional da SNCT é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) e na UFSC, a SNCT é articulada pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Tags: PROPESQSemana Nacional de Ciência e TecnologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina