Programa de Apoio Pedagógico oferece minicursos na área de Estatística

31/08/2021 17:10

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (PIAPE/UFSC) está com inscrições abertas para quatro minicursos da área de Estatística. Serão abordados os temas “Inferência Estatística Paramétrica” e “Análise Bidimensional de Dados”. 

Os cursos serão ministrados on-line e os estudantes inscritos receberão o link para acesso às aulas por e-mail. Será fornecido certificado de participação, validável como atividade complementar, desde que a frequência mínima seja de 75%. A carga horária de cada minicurso é de 2 horas

Confira abaixo as informações sobre os minicursos:

Minicurso 1: Inferência Estatística Paramétrica e Análise Bidimensional de Dados (parte 1)

Data: 03/09, das 14h às 16h.

Ministrantes: professor José Fletes e tutora Maritza Camilli Almeida Brito.

Tema: Conceito e técnicas básicas de amostragem. Cálculo do tamanho mínimo da amostra para média e proporção populacional. Estimação de parâmetros e intervalos de confiança: Intervalos de confiança para estimar a proporção e a média populacional.

Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/activities/6658

_________________________________________________________________________

Minicurso 2: Inferência Estatística Paramétrica e Análise Bidimensional de Dados (parte 2)

Data: 10/09, das 14h às 16h. 

Ministrantes: professor José Fletes e tutora Maritza Camilli Almeida Brito.

Tema: Testes de Hipóteses: Conceitos básicos. Tipos de erros em Testes de Hipóteses. Testes de hipóteses unilaterais e bilaterais. Testes de Hipóteses para estimar a proporção e a média populacional.

Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/activities/6659

_________________________________________________________________________

Minicurso 3: Inferência Estatística Paramétrica e Análise Bidimensional de Dados (parte 3)

Data: 17/09, das 14h às 16h.

Ministrantes: professor José Fletes e tutora Maritza Camilli Almeida Brito.

Tema: Análise de Correlação Linear Simples. Conceitos Básicos e Diagrama de dispersão. Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e interpretações. Análise de Regressão Linear Simples: Conceitos, Estimação dos Parâmetros da reta pelo Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação/Explicação. Análise de resíduos.

Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/activities/6660

_________________________________________________________________________

Minicurso 4: Inferência Estatística Paramétrica e Análise Bidimensional de Dados (parte 4)

Data: 24/09, das 14h às 16h.

Ministrantes: professor José Fletes e tutora Maritza Camilli Almeida Brito.

Tema: Séries Temporais. Componentes de uma série. Estimação da Tendência linear: Método de Mínimos Quadrados, Médias Móveis

Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/activities/6661

Mais informações pelo e-mail: piape@contato.ufsc.br

Tags: Análise Bidimensional de DadosestatísticaInferência Estatística ParamétricaminicursoPiapePrograma Institucional de Apoio Pedagógico aos EstudantesUFSC