Mestrando da UFSC lança livro sobre formação urbana e cultural do Ribeirão da Ilha
“Pela Banda do Ribeirão” é o título do livro que acaba de ser lançado pelo arquiteto e urbanista Artur Hugo da Rosa, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ/UFSC). A obra é resultado de seu trabalho de conclusão do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, também pela UFSC. Para o lançamento, serão realizadas duas oficinas on-line, gratuitas e abertas ao público.
O livro “Pela Banda do Ribeirão” traça um paralelo entre a formação cultural da Freguesia do Ribeirão da Ilha e a história da Sociedade Musical e Recreativa Lapa, banda centenária sediada na comunidade, no sul de Florianópolis. O trabalho reúne também muitas fotografias e ilustrações do próprio autor, da comunidade e das principais atividades que ocorrem nela.
Além de arquiteto, Rosa é músico e integra a banda em questão há 9 anos. “A importância desse livro foi tornar acessível para comunidade do Ribeirão da Ilha, e para cidade, a pesquisa que resultou de um pedido de registro da Banda da Lapa como patrimônio imaterial de Florianópolis, além de tratar as bandas como ocupantes do espaço público da cidade e atuantes na criação da paisagem cultural e sonora de alguns eventos que são característicos da ilha, como os carnavais de rua e as procissões”, detalha o autor.
A pesquisa acadêmica teve orientação dos professores Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e Dalmo Vieira Filho. Os assuntos tratados serão temática de duas oficinas nas tardes dos próximos sábados. A primeira delas será no no dia 7 de agosto e abordará a história da centenária Banda da Lapa, ministrada pelo autor do livro em parceria com o músico e mestre em História, Wellinton Correa, também egresso da UFSC.
A segunda oficina, no dia 14 de agosto, será sobre o processo de registro da Banda da Lapa como Patrimônio Imaterial de Florianópolis, tendo como convidada a antropóloga e pesquisadora Mariela F. Silveira, do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural da UFSC.
O lançamento do livro será feito pelo ateliê Rancho Cultural, pela Banda da Lapa e realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cultura. O projeto é financiado com recurso público oriundo do edital de apoio às culturas 2019/2020.
Para participar das oficinas, acesse:
Sábado, 7 de agosto, às 14h: https://meet.google.com/diy-kxaz-aih
Sábado, 14 de agosto, às 14h – Sala: https://meet.google.com/sgy-izgs-mok
Mais informações pelo e-mail rancho.proj@gmail.com