Live apresenta experiências de projeto de audiolivros

17/08/2021 11:50

Descrição da imagem: Imagem de divulgação da transmissão ao vivo da Rede de Leitura Inclusiva retangular com fundo em branco. Na parte superior, a frase “Ministério do turismo apresenta”. Abaixo, na lateral esquerda, logotipo da Lei de Incentivo à Cultura. À direita, a imagens dos convidados, Fátima Medeiros e Oscar Garcia. Ao lado direito, um retângulo laranja, com o logotipo da Rede de Leitura Inclusiva dentro. Abaixo, em azul, o texto “Rede Convida – Convidados: Fátima Medeiros e Oscar Garcia, com Perla Assunção, 19/08 às 16h*, *Horário de Brasília. Na lateral esquerda, o texto: “Leituras no ambiente virtual – “Experiências da Webrádio Projeto Releituras” e do podcast “O Prazer de Ler””. Abaixo, escrito: “Acesse fdnc.org/LaVe e acompanhe-nos pelo nosso canal do Youtube” e na lateral esquerda inferior os símbolos de audiodescrição e Libras.

A criadora e coordenadora do Projeto Releituras – Livro Acessível, a estudante de Letras – Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Fátima Medeiros, participa nesta quinta-feira, 19 de agosto, de uma live promovida pela Rede de Leituras da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Fátima apresentará a experiência da webrádio de audiolivros. Também participa da atividade Oscar Garcia, que falará sobre o podcast O Prazer de Ler. A mediação é de Perla Assunção. Com início às 16h, o evento será transmitido pelo canal da Fundação Dorina Nowill no Youtube e contará com audiodescrição e Libras.

Releituras é um projeto de voluntariado que visa produzir audiolivros e fornecer esse material acessível para pessoas com dificuldades de leitura de material impresso (cegos, baixa visão, pessoas com limitações cognitivas ou sensoriais, idosos, etc). Foi criado em 2017 e, desde então, já recebeu reconhecimentos e premiações, como o Prêmio Acessibilidade Instituto Guga Kuerten (IGK 2018), e foi selecionado em programas de incubação, como Instituto Nexxera, Cocreation Lab e Impact Hub.

Antes da pandemia de Covid-19, eram ministradas oficinas de preparação para voluntários na Biblioteca Universitária da UFSC, entre outros locais, e realizadas gravações no Laboratório de Radiojornalismo da Universidade. Atualmente, os voluntários gravam os áudios em suas casas, com os próprios smartphones.

Em agosto de 2020, foi lançada a Rádio Projeto Releituras, uma rádio on-line cuja programação inclui livros, contos, crônicas e podcasts. Segundo sua criadora, é a primeira rádio do Brasil que “toca” livros. 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site, nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelo e-mail fatima.releituras@gmail.com.

Tags: AudiolivrosProjeto ReleiturasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina