Vacinação já apresenta efeitos benéficos na redução da mortalidade por Covid-19
Embora a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina não tenha atingido ainda um grande alcance – apenas 12% da população catarinense estava efetivamente vacinada ao final do mês de junho – já é possível perceber os efeitos benéficos da imunização, principalmente entre os mais idosos. A conclusão é de um artigo do professor Lauro Mattei, coordenador geral do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC).
“É fato que os efeitos da imunização contra a Covid-19 já são perceptíveis em várias faixas da população catarinense, especialmente das pessoas mais idosas que foram as primeiras a ser vacinadas a partir de meados de janeiro de 2021”, sustenta o artigo.
A boa notícia vem seguida de um alerta para a necessidade de manutenção dos cuidados, pois a faixa etária acima dos 80 anos de idade voltou a apresentar aumento no percentual de óbitos no mês de junho, em comparação com o mês de maio. “Esse cenário poderá se agravar ainda mais diante da iminência de uma nova expansão da doença impulsionada pela variante Delta”.
No estudo, o professor Mattei analisa a evolução de casos e óbitos mês a mês, tendo como referência o início da vacinação no País, em janeiro. A análise aponta que os percentuais divulgados oficialmente pelo governo estadual como redução de mortes de idosos podem estar distorcidos ao se tomar como comparação o mês de março de 2021, quando ocorreu uma explosão de casos e óbitos no País e no Estado.
Veja a íntegra do artigo neste link: