UFSC recebe estudantes internacionais de 2021.1 em evento online

11/06/2021 15:26

A Universidade Federal de Santa Catarina recebeu, nesta sexta-feira, 11 de junho, em evento on-line, estudantes de outros países em programa de mobilidade virtual, por conta da pandemia de Covid-19. Organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), a recepção teve o objetivo de apresentar a UFSC e dar as boas-vindas aos novos acadêmicos.

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, saudou os estudantes da Argentina, Uruguai, França, Itália, Peru e Reino Unido, vindos por meio de acordos bilaterais e da Asociación de Universidades Grupo Montevideo. A instituição também recebeu um estudante de Honduras, do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). “Queremos que todos sintam-se bem em nosso ambiente acadêmico, com aulas ministradas on-line em virtude das condições sanitárias”, disse o reitor.

O professor Lincoln Fernandes, secretário de Relações Internacionais, lembrou que estes acadêmicos estão fazendo história, pois são da primeira turma de programa de mobilidade virtual recepcionada pela UFSC. Ele parabenizou os novos alunos pelo otimismo, força, coragem e resiliência em participarem das atividades em um período difícil. “Apesar de todos os efeitos da pandemia vocês continuaram trabalhando duro”, afirmou. Ele também destacou o volumoso número de acadêmicos matriculados nos Cursos Virtuais de Extensão – mais de mil frequentarão as aulas remotas em cursos como Português como Língua Adicional e Writing and Publishing Scientific Papers.

O coordenador de programas internacionais, Guilherme Costa, falou sobre as atividades desenvolvidas pela Sinter e exibiu um vídeo institucional de apresentação da UFSC, que destaca dados relevantes sobre a universidade, como o fato de estar entre as 15 melhores da América Latina e dez melhores do Brasil em rankings internacionais. A instituição ainda é reconhecida por ser centro de referência em pesquisa nas mais variadas áreas do conhecimento.

Natália Roth da Silva, do Intercâmbio de alunos internacionais (Incoming), destacou as modalidades de intercambistas recebidos e seus países de origem, além de apresentar direcionamentos práticos aos acadêmicos, como a importância do registro do idUFSC para acessar ao ambiente de aprendizagem. Os estudantes receberão as instruções por e-mail.

O evento também contou com a apresentação de um vídeo de uma intercambista italiana que estudou na UFSC em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Stella Robino cursou Cinema e destacou pontos altos da sua estadia no Brasil e na UFSC, ressaltando a beleza do campus, as atividades culturais e a oportunidade de ter aprendido português.

Reveja o evento de boas vindas no YouTube

Tags: alunos internacionaisAUGMCalouros2021.1IncomingPrograma de Mobilidade VirtualSinter