Projeto da UFSC lança vídeo de divulgação narrado por ator de Hollywood
Um vídeo de divulgação da nova disciplina de graduação criada pelo Projeto Imagine da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem narração do ator Hakeem Kae-Kazim (de Hotel Ruanda, Piratas do Caribe III, X-Men Origens: Wolverine, Troia: A Queda de uma Cidade, Lost e Law & Order). Com dois minutos de duração e legendas em inglês, francês e português, o vídeo anuncia o novo curso internacional que terá início em outubro de 2021, com vagas para estudantes da UFSC e da Universidade de Bordeaux (UB), na França. A produção é da UB, onde o coordenador do Projeto Imagine e professor do Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética da UFSC, André Ramos, desenvolve seu projeto de pós-doutorado.
O ator Hakeem Kae-Kazim, que trabalhou na Royal Shakespeare Company (Reino Unido), no Royal National Theatre (Londres) e em Hollywood (EUA), acaba de ganhar o prêmio SAFTA de melhor ator coadjuvante com o filme Riding with sugar. Nascido na Nigéria, ele se formou em teatro na Inglaterra, trabalhou na África do Sul e hoje vive nos Estados Unidos. Em função de sua carreira internacional, Hakeem viaja pelo mundo todo e atualmente está gravando um filme em Praga, na República Tcheca.
Hakeem aceitou o pedido do professor André, que o conheceu em um congresso em Lagos, na Nigéria, para emprestar sua voz para o projeto da UFSC, que, em parceria com a UB, está criando um programa de ensino inovador, que visa propiciar aos estudantes das duas instituições uma formação mais abrangente, ética e socialmente engajada. A disciplina será ministrada on-line e em inglês, simultaneamente para alunos de ambas as universidades.
Combinando abordagens teóricas e práticas, o curso será oferecido como optativa nas matrículas 2021.2 e abordará o papel da ciência na sociedade e o papel do público nos debates científicos, em uma perspectiva internacional e sustentável. Por meio de estratégias inovadoras e multiculturais, o objetivo é levar os participantes a refletirem sobre a democratização do conhecimento, conectando-o e aplicando-o às grandes questões globais.
Para saber mais sobre a nova disciplina, leia o documento disponível no site do projeto.