Live reúne representantes da UFSC para discutir saúde dos pós-graduandos na pandemia

06/04/2021 17:55

A live intitulada “Por uma pós-graduação saudável – conversando com os estudantes sobre sua saúde” ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5 de abril. A iniciativa teve como objetivo abordar os diferentes aspectos que contribuem para uma pós-graduação saudável e os que acarretam em adoecimento mental, bem como fomentar o debate em torno do assunto. A gravação está disponível no canal da TV UFSC no YouTube.

O evento foi realizado a partir de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), a Secretaria de Esportes (Sesp), a Comissão Permanente de Monitoramento da Saúde Psicológica Universitária (Acolhe UFSC), e os programas de pós-graduação da UFSC. A live foi dividida em três blocos, de forma a contemplar tanto a interferência do corpo como da mente na saúde psicológica dos pós-graduandos. Por fim, houve abertura para perguntas dos espectadores.

O evento foi aberto pela pró-reitora de Pós-Graduação, Cristiane Derani, em conjunto com a pós-graduanda em Saúde Coletiva (PPGSC/CCS), Alessandra Lima. Para Derani, a pandemia e o isolamento social tornaram a pós-graduação um momento ainda mais difícil. Ela ressalta que “precisamos ter uma vida pessoal saudável para reconstruirmos um mundo saudável”. Francis Solange Vieira Tourinho, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades e representante da iniciativa Acolhe UFSC, pontua a existência de “um sistema de pós-graduação acadêmico que nos cobra excessivamente, gerando mal-estar e insegurança”, além de frisar o compromisso da Universidade em ser promotora de saúde mental e contribuir para a prevenção do adoecimento.

No primeiro bloco, o assunto foi a saúde do corpo. A professora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN/CCS), Débora Kurrle Rieger Venske, ministrou a palestra sobre alimentação, citando a insegurança alimentar como fator de adoecimento mental. Já a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CDS) e coordenadora do Programa Movimenta UFSC, Cintia de La Rocha Freitas, abordou a redução das atividades físicas como algo preocupante.

Em seguida, o bloco sobre saúde mental trouxe um levantamento sobre “Saúde Mental de Docentes e Discentes do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia”. O professor do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFarmaco/CCB), Tadeu Lemos, demonstrou que 80% dos participantes apresentaram sintomas graves de depressão, ansiedade e burnout (esgotamento físico e mental intenso).

No último bloco, o foco foi na saúde mental na pós-graduação, conduzido pelo professor dos programas de pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e em Saúde Coletiva, Walter Ferreira de Oliveira. Ele pontuou: “saúde mental não é só sobre tratamento, mas também criar ambientes saudáveis”.

Durante as perguntas e respostas, Ana Paula de Oliveira Santana, professora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon/CCS) e Linguística ((PPGL/CCE), apontou que os alunos da pós-graduação consideram a relação com os colegas e orientadores como aspectos positivos; já o negativo se trata da competição.

Os estudantes puderam participar por meio dos comentários, no YouTube, com perguntas, observações e mesmo desabafos. Alguns salientaram que as dificuldades com a saúde mental na pós são frequentes, mesmo antes da pandemia, mas estão agravados. Segundo comentou Laryssa de Liz: “algo que pesa, na minha visão, é saber que você estará nessa situação de estresse, desvalorização e cobrança, sem expectativa de adequação dos valores de bolsa, e ao mesmo tempo não ter perspectiva de emprego”. Também surgiram comentários sobre abuso institucional e sobre o atendimento na Biblioteca durante a pandemia.

Por fim, os serviços de apoio à saúde na UFSC foram divulgados. Confira a lista:

• Sapsi: Serviço de atenção psicológica
  • Liop: Laboratório de informação e orientação profissional
  • HU: Emergência Adulta e Pediátrica
  • DISS/DAS: Divisão de Serviço Social e Divisão de Atenção ao Servidor
  • SASCH/HU: Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária
  • Saad: Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades
  • Coas/Prae: Coordenadoria de Assistência Estudantil e Programa de Assistência Estudantil
  • PROPG/UFSC

Próximos eventos

A iniciativa será contínua. O próximo evento ocorrerá no dia 19 de abril, segunda-feira, às 16h.

Mais informações:
AcolheUFSC

Luana Consoli/Estagiária de jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: PROPGSaúde do pós-graduandosaúde dos estudantesUFSC