Fazendo Gênero homenageia a cineasta Lúcia Murat em mostra audiovisual
O Seminário Internacional Fazendo Gênero, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), homenageia a cineasta Lucia Murat e, entre os dias 1º e 21 de março, sempre às 19h, exibirá alguns de seus filmes pelo link de acesso ao evento.
Lucia Murat é cineasta e, em quase 40 anos de história profissional, aborda em suas obras questões sobre as lutas de mulheres e suas presenças na militância política em defesa da democracia no país. Ainda jovem e no fim dos anos 60, ela participava de movimentos estudantis, foi presa e torturada pelo regime militar em 1971 e por mais de três anos permaneceu encarcerada.
As suas lembranças dos porões da ditadura foram exploradas no longa-metragem Que bom te ver viva (1989), obra premiada nos festivais de cinema de Havana, do Rio de Janeiro e de Brasília. Em 2013, Lucia prestou depoimento para a Comissão da Verdade e narrou com detalhes as torturas sofridas no período de ditadura militar e quem foram seus torturadores. A trajetória de lutas políticas e sociais em produções cinematográficas fez de Murat uma grande referência do cinema brasileiro e pioneira entre as mulheres no campo cinematográfico do país.
As Mostras Audiovisuais do Fazendo Gênero são voltadas para a divulgação de produções audiovisuais relacionadas às questões de gênero. Integram a programação do evento que abre sua 12ª edição com a temática Lugares de Fala: Direitos, Diversidades e Afetos e são um pré-evento do seminário.
Mais informações sobre a mostra e sua programação no site do evento.