Alterado prazo para preenchimento de formulário sobre formas de trabalho na UFSC
Conforme informado no Ofício Circular 001/2021/DAP, a partir de janeiro de 2021 o prazo para preenchimento do Formulário Eletrônico sobre as formas de trabalho na UFSC será alterado, de forma a permitir o maior planejamento das atividades mensais, bem como o preenchimento correto das informações a respeito da condição de trabalho dos servidores. A Universidade, desde maio de 2020, disponibiliza, mensalmente, um formulário eletrônico para que os dirigentes de Unidades e os chefes de Departamentos de Ensino informem as formas de trabalho vigentes na UFSC (são elas: trabalho remoto, impedimento aos meios remotos e trabalho presencial), em consonância com a suspensão das atividades presenciais no cenário universitário. A partir de 2021, as formas de trabalho do mês de janeiro serão inseridas no formulário no fim do mês de janeiro e no início do mês de fevereiro. Durante o fim do mês de fevereiro e no início do mês de março, será aberto o formulário para as informações sobre o mês de fevereiro, e assim subsequentemente.
Dessa forma, o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) informa a todos os servidores que, na folha de pagamento de janeiro de 2021, o auxílio-transporte, o adicional noturno e os adicionais ocupacionais serão pagos normalmente. No entanto, assim que as informações forem repassadas pelos gestores e validadas no sistema SIAPE, na folha de pagamento subsequente, o desconto proporcional ao mês anterior será realizado automaticamente. Portanto, resta comprovado que os servidores não receberão de má fé ou por erro da Administração Universitária os referidos valores em janeiro, e sim por motivo de ajustes no fluxos das atividades. Esta medida visa permitir o planejamento das atividades e solucionar o problema de duplicação de desconto de adicionais recebidos pelos servidores em suas folhas de pagamento.
O Departamento informa também que, diferentemente do que ocorreu durante o ano de 2020, esta Divisão não fará retificações das formas de trabalho nem no Formulário Eletrônico, tampouco no SIAPE em 2021. Servidores e gestores precisam planejar e alinhar as informações sobre as condições de trabalho para que não ocorram equívocos no preenchimento do formulário, bem como para que os servidores que recebem adicionais ocupacionais como adicional de insalubridade e auxílio-transporte, não sejam prejudicados em caso de realização de atividade presencial. E orienta que os servidores e suas chefias imediatas estejam sempre em contato, visando planejar suas atividades, sobretudo no que tange o trabalho presencial na Universidade.
Mais informações pelo e-mail: dajor.dap@contato.ufsc.br.