Egresso da UFSC recebe prêmio internacional de melhor tese

15/07/2020 15:17

Pedro Magalhães de Oliveira. Foto: divulgação Cambridge University

Graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pedro Magalhães de Oliveira foi agraciado com o prêmio de melhor tese de doutorado em Ciências Aplicadas e Engenharia Aeronáutica, concedido pela Comissão Europeia/Clean Sky (Clean Sky Academy Award) para trabalhos acadêmicos em Engenharia aplicados a Aeronáutica. Segundo Epaminondas Mastorakos, orientador da tese, “este prêmio reflete a grande inovação e importância da tese de Pedro no campo de combustíveis de aviação e propulsão. Com seus experimentos e modelos, ele contribuiu com uma mudança radical em nosso entendimento sobre ignição e seus resultados já estão sendo usados ​​regularmente pela Rolls-Royce ao projetar novos motores a jato”.

Concebida em seu doutoramento junto à Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a tese intitulada “Mecanismos de Ignição e Propagação de Chamas em Sprays” desenvolveu um modelo de ignição, a partir de experimentos com a formação de um núcleo de chama e sua transição para uma chama auto-sustentada – processo conhecido como ignição forçada. O modelo criado foi, então, transferido à indústria e os resultados de seu trabalho contribuíram para os esforços internacionais para otimizar o processo de certificação de combustíveis alternativos para aviação.

Trajetória

“Sem dúvida foi uma grande conquista pessoal, mas também do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, do qual tenho tanto orgulho”, ressaltou Pedro.  Na UFSC, o florianopolitano fez graduação em Engenharia Mecânica e mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (Posmec/UFSC), tendo sido bolsita do Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo/UFSC).

A premiação de sua tese não é, entretanto, o primeiro reconhecimento das pesquisas de Pedro. O resultado de seu trabalho durante o mestrado na UFSC, sob orientação do professor Jader Barbosa Jr., foi contemplado com o Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas ABCM-Embraer de Melhor Dissertação de Mestrado em 2014.

Novas premiações

O reconhecimento da tese de Pedro, já em aplicação na indústria de motores de aviação, o habilita a concorrer ao prêmio Da Vinci 2020 de melhor trabalho de mecãnica de fluídos da Europa. Além disso, a tese ainda foi classificada como uma das três melhores do Reino Unido na premiação Osborne Reynolds Competition 2020, organizado pela Comunidade Europeia de Pesquisa em Escoamentos, Turbulência e Combustão (Ercoftac).

 

Com informações da Equipe de Divulgação do EMC/UFSC

Tags: Clean Sky Academy AwardDepartamento de Engenharia Mecânica (EMC)Programa de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFSCUniversidade de Cambridge