Alunas da UFSC palestram no TEDxIFSC

08/07/2020 08:27

Duas estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a graduanda em Letras Libras Renata Lisboa Mothcy e a mestranda em Ciências Sociais Luciana de Freitas  estão entre as palestrantes do TEDxIFSC, promovido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Totalmente on-line, o evento ocorre na próxima terça-feira, 14 de julho, a partir das 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Serão seis palestras de cerca de 20 minutos cada, com um intervalo e apresentação cultural da Banda Mais Uma. Os temas são variados, abordando questões como a importância das olimpíadas do conhecimento na vida dos jovens estudantes, envolvimento e ações junto a comunidades tradicionais sob a perspectiva de processos educativos antirracistas e o diálogo entre cosmovisões, transtorno afetivo bipolar, a importância de uma boa comunicação e formação de redes de apoio. 

Renata Lisboa Mothcy é geógrafa, técnica em Hidrologia, graduanda em Letras Libras (UFSC) e pós-graduanda em Tradução e Interpretação de Libras/Português (IFSC Câmpus Palhoça-Bilíngue). Depois de trabalhar por anos com consultoria ambiental e recursos hídricos, começou a ter perda auditiva progressiva bilateral e optou pelo aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). E foi com a deficiência auditiva que ela encontrou oportunidades incríveis, inclusive a tão desejada estabilidade do humor afetivo bipolar – tema principal de sua palestra no TEDxIFSC.

Luciana de Freitas é graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela UFSC e mestranda em Educação (UFSC). Educadora Popular do Projeto de Educação Comunitária Integrar, membra da GESTUS – Gestão Estudantil Universitária Integrar. Militante do Movimento Negro Unificado de Santa Catarina – MNU. Atua principalmente nos temas Educação Étnico Racial e Quilombos. Atualmente constrói também um grupo de mulheres chamado de EscutAção, que dialoga sobre as violências vividas pelas mulheres. Professora ACT de Ciências Humanas na Educação Quilombola na Comunidade do Morro da Queimada, na Escola Estadual Jurema Cavallazzi, área central de Florianópolis. Membra do Grupo de Trabalho da Educação Quilombola em Santa Catarina. Pertence ao grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (PPGE/CED/CNPq).

A relação completa dos palestrantes e demais informações sobre o evento estão disponíveis no site do IFSC e no Instagram do evento.

Tags: estudantesIFSCliveUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina