UFSC fica na 15ª colocação entre universidades brasileiras em ranking de desenvolvimento sustentável

22/06/2020 17:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou no 15º lugar geral dentre as 30 universidades brasileiras que participaram do ranking Times Higher Education – Impact, que avalia as universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Essa foi a primeira vez que a UFSC participou do ranking, e, em nível mundial, ficou na colocação 301–400.

O Times Higher Education Impact utiliza indicadores calibrados para fornecer comparações em três grandes áreas: pesquisa, extensão e administração. Em 2020, a lista inclui 768 universidades de 85 países. O melhor desempenho geral foi da Universidade de Auckland, da Nova Zelândia, seguida pela Universidade de Sydney e pela Universidade Sydney Ocidental, da Austrália. Entre as brasileiras, a Universidade de São Paulo (USP) foi a que apresentou melhor desempenho.

Pontuação

A pontuação final de uma universidade na tabela geral é calculada combinando sua pontuação no ODS 17 com as de outros três ODS escolhidos pela instituição. A dimensão sobre o ODS 17 – parcerias para os objetivos – aborda as maneiras mais amplas pelas quais as universidades apoiam os ODS por meio da colaboração com outros países e instituições, da promoção de melhores práticas e da publicação de dados. Sua pontuação representa 22% do total, enquanto os outros ODS têm um peso de 26% cada. Isso significa que diferentes universidades são classificadas com base em um conjunto diferente de ODS.

Entre as universidades brasileiras, no ODS 17, a UFSC ficou em 17º lugar. No ODS 3 (saúde e bem estar), conquistou a 10ª posição; no 4 (educação de qualidade) ficou com o 7º lugar; e no 12 (consumo e produção responsáveis) foi a quinta melhor colocada do país.

Confira o ranking completo.

Mais informações sobre a participação da UFSC no site do programa UFSC Sustentável

Tags: rankingUFSCUFSC SustentávelUniversidade Federal de Santa Catarina