Escritor Paolo Giordano participa do ‘Projeto Krisis – Tempos de Covid-19’
O escritor e físico Paolo Giordano, que publicou em março de 2020 na Itália o ensaio “No Contágio”- traduzido no Brasil -, é mais um convidado do Projeto Krisis-Tempos de Covid-19, do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana da UFSC.
No vídeo, Paolo Giordano fala de alguns efeitos da Pandemia de Covid-19 que afetaram seu cotidiano. Ele aborda “as linhas de transmissão invisíveis da doença” e de outras linhas “que levaram à situação a ser o que é, no mundo e na Itália”. E também uma lista de coisas que “não quer esquecer” e instiga o público a fazer a sua.
A proposta do “Krisis – Tempos de Covid-19” é criar um espaço de reflexão e também um arquivo sobre a experiência trágica da pandemia de Covid-19. O sustento das famílias, o convívio social, o trabalho remoto, as conquistas em relação à liberdade de ir e vir sofreram grandes abalos no início de 2020. Como nos comportamos diante dessa situação de emergência? Quais são os limites de uma situação de urgência? Como pensamos e nos relacionamos com o outro? Como pensar o pós-pandemia? Todas essas questões são abordadas pelos nossos convidados, escritores, poetas e artistas italianos.