Comunicado do Centro de Controle de Zoonoses sobre morte de saguis
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Florianópolis realiza monitoramento e prevenção de doenças transmissíveis dos animais ao homem (zoonoses), dentre elas a febre amarela. Para isto é importante que sejam realizadas investigações e exames de primatas mortos.
Recentemente houve morte de três macacos (saguis) no Campus da UFSC. A equipe foi chamada a tempo e realizou a necropsia e coleta de amostras do animal. Até o momento não foram encontrados macacos com febre amarela em Florianópolis, mas a vigilância deve permanecer constante. Por isso, o CCZ solicita que se for encontrado cadáveres de primatas, deve -se entrar em contato, o mais rápido possível, sem entrar em contato com o corpo do animal. Se a morte ocorrer no final de semana, ligue para o Plantão da Vigilância Epidemiológica.
Caso haja primatas vivos, porém que aparentam estar doentes, entrem em contato com a Polícia Ambiental do Rio Vermelho e/ou com o Instituto Espaço Silvestre, que realizam atendimento de primatas e outros animais silvestres.
Destaca-se ainda que os macacos não transmitem a doença, apenas adoecem também, nos avisando que o vírus chegou àquela região. É muito importante também que todos procurem o Centro de Saúde para tomar a vacina contra a febre amarela.
Contatos:
CCZ: 48 3236-1962/ zoonosespmf@gmail.com – ligar em dias úteis.
Plantão da Vigilância Epidemiológica (48) 99985-2710 – ligar em finais de semana/feriados.
Equipe técnica do CCZ.