UFSC Araranguá: Laboratório de Experimentação Remota capacita professores de Maracajá para uso de ferramenta de ensino on-line
O Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na quinta-feira, 23 de abril, uma capacitação para docentes da rede municipal de ensino de Maracajá, no Sul catarinense. A atividade faz parte do Programa de Integração da Tecnologia na Educação Básica (InTecEdu) e é uma ação do projeto Proposta de framework para integração tecnologias digitais na Educação Básica, inspirado na cultura maker, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola.
A capacitação foi ministrada pelos professores Juarez Bento da Silva, Simone Meister Sommer Bilessimo e Leticia Machado, e contou com a colaboração das alunas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) Milene Maciel, Ladislei Castro e Rosilaine Magagnin. Participaram do encontro, no formato on-line, 70 professores, que conheceram e iniciaram suas atividades no curso Utilização do Moodle como ferramenta educacional.
Na ocasião, os docentes também obtiveram o acesso a suas turmas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea), disponibilizado pelo RExLab. Todas as escolas, professores e alunos da rede pública municipal de Maracajá estão cadastrados no Avea, o que permite que os docentes elaborem, construam e disponibilizem conteúdos didáticos para seus alunos.