SBPC/SC e entidades educacionais lançam carta de deliberações do seminário ‘Escola é Lugar de Ciência’
O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) recebeu na última terça-feira, dia 3 de março, uma reunião aberta para avaliação do primeiro seminário “Escola é Lugar de Ciência”. Na ocasião foram realizadas a análise e colaborações à Carta de deliberações e a construção do planejamento de atividades e metas para o ano de 2020. A audiência contou com cerca de 50 pessoas.
Estiveram presentes no encontro o secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), André Ramos, a deputada estadual Luciane Carminatti, além de representantes da UFSC, Comissão de Educação da Alesc, Fórum Estadual Popular de Educação de Santa Catarina (FEPE/SC), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), União Catarinense dos Estudantes (UCE) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
O professor André Ramos fez a leitura da Carta do seminário “Escola é Lugar de Ciência”, reforçando o contexto a ser enfrentado e direcionou a discussão para a elaboração do planejamento e do Grupo de Trabalho a ser formado, subsidiado pela Frente Parlamentar específica, criada em defesa da Ciência e Tecnologia.
> Leia a íntegra da Carta do seminário
No dia 26 de agosto de 2019, a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência de Santa Catarina (SC), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de SC e o Fórum Estadual Popular de Educação de SC, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED), promoveram o 1º Seminário Catarinense “Escola é Lugar de Ciência”. O evento inédito, que contou com 713 inscrições (em sua maioria de professores/as da rede pública, pesquisadores/as e estudantes universitários), para além de qualificar o debate sobre o tema, serviu para dar início a um movimento de reafirmação da identidade do sistema de ensino de SC e de seus atores. Desse encontro nasceu o presente documento, que se propõe a resumir suas principais deliberações, de forma a nortear as ações de um processo institucional e coletivo de resgate do papel da Ciência nas escolas catarinenses.
A Ciência, como forma universal de ver o mundo e de com ele se relacionar, deve ser o alicerce da formação escolar. Ela estimula o pensamento crítico, o exercício da liberdade, a capacidade de criação e o espírito inovador, visando ao desenvolvimento intelectual, social e econômico da sociedade. Com base nas diretrizes de uma educação democrática, todo/a estudante deve ter acesso a saberes científicos provenientes de todas as áreas do conhecimento humano. Uma formação cientificamente embasada preparará cidadãos e cidadãs para viverem em um mundo cada vez mais global, tecnológico e complexo, além de contribuir para torna-lo mais justo, solidário e sustentável. Para isso, necessitamos de uma estratégia política e pedagógica que dê suporte à formação de professoras e professores, estimulando a pesquisa nas escolas, em constante interação com a comunidade científica.
Visando a atingir tais objetivos, elencamos a seguir as principais diretrizes apontadas pelo seminário “Escola é Lugar de Ciência”:
– Construção e fortalecimento de políticas públicas para o desenvolvimento de uma cultura científica nas escolas de educação básica de SC.
– Aperfeiçoamento das práticas curriculares, de forma a contemplar todas as dimensões do conhecimento científico.
– Que a SED, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (FAPESC) e as entidades promotoras deste seminário (que se constituirão como referência para a formação de educadores pesquisadores), promova programas de incentivo à pesquisa nas escolas e contemple a pesquisa e a produção científica nos planos de carreira docente.
– Institucionalização de um seminário estadual e de seminários regionais “Escola é Lugar de Ciência”, se possível com periodicidade anual, e de um fórum permanente de divulgação de práticas exitosas de ciência nas escolas.
– Aproximação entre as universidades e os institutos catarinenses e as escolas de educação básica.
– Em que pese o caráter democrático do espaço escolar, no qual ideias, opiniões e crenças devam ser respeitadas e livremente expressas, é no conhecimento científico, construído universalmente de acordo com princípios e métodos aceitos pela comunidade internacional, que devem estar fundamentados os componentes curriculares ministrados nas escolas de SC.
– Reforçamos o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê metas e estratégias que contemplam a relação entre educação, ciência e tecnologia.
Em 3 de março de 2020
Mais informações no site sbpcsc.ufsc.br ou pelo e-mail sbpc.sc@sbpcnet.org.br