Vestibular 2020: aprovados emocionam-se com resultados

03/01/2020 14:14

Solenidade de divulgação dos resultados oficiais do Vestibular Unificado UFSC/UFFS 2020.

O anúncio dos candidatos classificados e aprovados no Vestibular Unificado 2020 UFSC/UFFS ocorreu nesta sexta-feira, 3 de janeiro, com discursos, aplausos e comemoração. Entre os primeiros colocados, apenas um candidato não fará parte do curso de Medicina – o primeiro colocado na classificação geral, João Vitor Massochin Steimetz, que foi aprovado para o bacharelado de Física. Seu nome foi lido, juntamente com os dez primeiros classificados, e as três primeiras candidatas oriundas de escolas públicas.

Aprovada com a melhor pontuação entre os estudantes que optaram pela Política de Ações Afirmativas para Escolas Públicas, a estudante Heloisa Manuela Melo, de Brusque, estudou a vida toda nas escolas municipais e estaduais de sua cidade natal. Ela será a primeira médica da família, conta, emocionado, o seu pai. “Eu sempre quis estudar na UFSC. E quero ser médica desde pequena”, contou Heloisa. “Meu sonho sempre foi estudar aqui, e agora, depois de três tentativas, eu consegui!”, comemorou.

Primeira colocada oriunda de escola pública, Heloisa Manuela Melo.

Estudar na UFSC também era prioridade para Giovanna Peiter Conti, aprovada em quarto lugar na classsificação geral. Natural de Florianópolis, ela queria morar e estudar em sua cidade. “Desde o ensino médio esse é o meu foco. Não queria ir para outro estado”, ressaltou. Giovanna deixou um conselho aos vestibulandos que ainda não foram aprovados: “cuidem bem de sua saúde física e mental”.

A tradição da família Queiroz na UFSC permanece após o resultado deste último Vestibular. O ex-reitor, Diomário Queiroz, estava presente na solenidade para receber o certificado em nome de sua neta, Maria Cristina De Queiroz Yunes, aprovada em sexto lugar para Medicina. O pai da estudante também é professor da UFSC.

Todos os resultados estão disponíveis no site http://vestibular2020.ufsc.br/.

Confira a relação dos dez primeiros colocados do Vestibular 2020, por número de acertos (nome – curso – local do curso – local de origem):

1º João Vitor Massochin Steimetz – Física Bacharelado/Diurno – Florianópolis – Chapecó/SC
2º Luiz Henrique da Costa – Medicina/Diurno – Florianópolis – Itapema/SC
3ª Vitoria Dall Agnol Bouvier – Medicina/Diurno – Florianópolis – Paraí/RS
4ª Giovanna Peiter Conti – Medicina/Diurno – Florianópolis – Florianópolis/SC
5ª Maria Beatriz Santos Junior – Medicina/Diurno – Florianópolis – Florianópolis/SC
6ª Maria Cristina De Queiroz Yunes – Medicina/Diurno – Florianópolis – Florianópolis/SC
7º Enzo Gheller – Medicina Bacharelado/Integral – Chapecó – Chapecó/SC
8ª Mariá Lessa Silva – Medicina/Diurno – Florianópolis – São José/SC
9º Pedro Henrique Barato Plocharski – Medicina/Diurno – Florianópolis – Curitiba/PR
10ª Camila Caminha Kondlatsch – Medicina/Diurno – Florianópolis – Florianópolis/SC

Conheça, também, as três primeiras colocadas oriundas de escolas públicas (nome – curso – local do curso – local de origem):

1ª Heloisa Manuela Melo – Medicina/Diurno – Florianópolis – Brusque/SC
2ª Isadora Conter Andreotti – Medicina/Diurno – Florianópolis – Porto Alegre/RS
3ª Rafaela Voichki Rodrigues – Medicina/Diurno – Florianópolis – Curitiba/PR

Dados como as estatísticas de candidatos inscritos e classificados por escola de ensino médio, nota final do primeiro e do último candidato classificado, ranking dos classificados por estado de origem, entre outras, estão disponíveis no link. Os candidatos também podem acessar seu Boletim de Desempenho IndividualResultado Oficial (por curso) e as Respostas aos Recursos (quanto à pontuação nas provas objetivas, redação e discursivas).

Matrícula

A matrícula deverá ser feita em duas etapas, obrigatórias a todos os candidatos. A matrícula on-line será realizada de 20 a 23 de janeiro e as matrículas presenciais de 3 a 7 de fevereiro diretamente nas coordenadorias dos cursos em que foram aprovados. Informações sobre matrículas na UFSC e na UFFS, além de respostas para dúvidas frequentes estão disponíveis no site.

Acompanhe informações sobre chamadas e ingressos nos cursos de graduação da UFSC nos sites https://vestibularunificado2020.ufsc.br/ e http://sisu2020.ufsc.br/.

Mayra Cajueiro Warren /Agecom / UFSC

Fotos: Henrique Almeida /Agecom/UFSC