UFSC receberá barra de olhal da Ponte Hercílio Luz para estudos

31/12/2019 11:23

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SecomSC

O dia 30 de dezembro de 2019 ficou marcado na história de Santa Catarina como a data em que a ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, foi reaberta, após uma interdição de 28 anos. Entre as atividades comemorativas, a UFSC também recebeu destaque, graças à atuação da Universidade nos estudos sobre a segurança da ponte.

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar, presente no evento, assinou, juntamente com o governador Carlos Moisés, um termo de cessão de uso que transferiu do governo do Estado de Santa Catarina à UFSC, uma barra de olhal para a realização de estudos. A barra será submetida a análises químicas e ensaios mecânicos e microestruturais, e posteriormente deverá fazer parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina, gerido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Entenda

Os primeiros sinais de problemas estruturais da Ponte Hercílio Luz foram constatados já na década de 1970, durante uma vistoria. Verificou-se, então, a ruptura de uma barra de olhal, peça que dá o suporte superior à estrutura. A UFSC, desde os anos 80, vem estudando a possibilidade de que uma nova ruptura ocasione a queda da ponte. A barra antiga foi substituída, e agora passará por estudos para identificar os motivos que levaram ao seu rompimento. O Laboratório Grante (Grupo de Análise e Projeto Mecânico) da UFSC é um dos mais atuantes nos estudos sobre a estrutura e sua recuperação.

Site da Ponte Hercílio Luz

Tags: Ponte Hercílio LuzUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina