Equipes de competição da UFSC Joinville fazem balanço das atividades de 2019

16/12/2019 15:13

As equipes de competição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Joinville, realizaram um balanço sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2019. Atualmente o campus conta com dez equipes ativas: Equipe Holandês Voador, Equipe Hidra, Equipe Infratec, Equipe Nisus, Equipe Baja CTJ UFSC, Equipe Fórmula CEM, Equipe Eficem, Equipe BOTCEM, Equipe Kosmos e Equipe Barco Solar Babitônga.

Integrantes da Equipe INFRATEC. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Infratec competiu no “Desafio de Taludes da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, no qual conquistou o 1º lugar da competição que contou com a participação de seis equipes. O desafio consistia em desenvolver um parâmetro de papel simbolizando a contenção de terra armada com a menor quantidade de papel, menor tempo e que suportasse a carga máxima. O protótipo da equipe suportou 400 kg. A Infratec conta com 27 integrantes e é orientada pelo professor Marcelo Heidemann.

Equipe Holandês Voador. Fotos: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Holandês Voador, que conta com 20 membros, participou do “VII DUNA – Desafio Universitário de Nautidesing” com duas embarcações, sendo uma veterana e outra estreante na competição. O Holandês Voador I ficou em 1º lugar na prova de corrida, 2º lugar na tomada de tempo, 3º lugar na prova de manobrabilidade e 4º lugar nas provas de Força e Bollard Pull, assim conquistou o 3º lugar geral na competição. O Holandês Voador II, em sua primeira competição ficou em 2º lugar na prova de corrida, 3º lugar nas provas de manobrabilidade (empatando com o Holandês Voador I) e de Força e 4º lugar na prova de Bollard Pull. Assim a embarcação estreante na competição conquistou o 4º lugar geral. A equipe estava competindo com outros 26 participantes de diversas universidades do Brasil e uma universidade do Peru. O time é orientado pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto.

Além do Holandês Voador, a Equipe Hidra também esteve no “VII DUNA 2019” sob a orientação do professor Antônio Otaviano Dourado. O time formado por 10 membros ficou em 10º lugar geral e em 2º lugar em projetos. Esse foi o terceiro ano que a equipe participou dessa competição.

Equipe Nisus. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Nisus Aerodesign participou da competição “SAE Brasil AeroDesign” que ocorre todo ano em São José dos Campos, São Paulo. As equipes projetam aeronaves cargueiras rádio controladas para participar da classe regular da competição, com um limite de 20 kg o conjunto carga e avião, além de contar com outras restrições de pista e geometria do avião. Participam dessa competição 95 equipes, sendo 60 de diversas universidades do país na classe regular. A equipe tem 23 membros e é orientada pelo professor Filipe Dutra.

 

Equipe BAJA. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe “Baja CTJ UFSC” em sua primeira participação na competição “Baja SAE – Etapa Sul” e concluiu todas as inspeções de segurança, estatísticas e dinâmicas, participou também de todos os eventos dinâmicos e na prova final, o enduro. Neste, o carro completou um total de 23 voltas, obtendo assim a 18ª colocação geral, resultado expressivo para uma equipe iniciante. A competição foi realizada em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, no período de 15 a 17 de novembro de 2019 e contou com a participação de 31 equipes. A BAJA CTJ UFSC é formada por 10 membros efetivos e tem como orientador o professor Modesto Hurtado Ferrer.

Equipe Fórmula CEM. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Fórmula CEM, também orientada pelo professor Modesto, participou da competição “Fórmula SAE Brasil” e obteve resultados expressivos nessa edição. Pela primeira vez em sua história completou o enduro de resistência com o veículo à combustão e ainda conquistou o primeiro lugar em eficiência energética.

Time da EFICEM. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Eficem ganhou o primeiro lugar na categoria off-track da competição “Shell Eco-Marathon Brasil 2019”. Essa categoria premiava a equipe que tivesse o protótipo com a melhor economia circular, reaproveitando e reciclando materiais dentro do próprio ciclo de fabricação do carro. Um dos diferenciais para ganhar esse prêmio foi o reaproveitamento do pó de fibra de carbono lixada para reforçar a estrutura do protótipo, algo inédito. Essa competição aconteceu no Rio de Janeiro, de 16 a 20 de outubro. O time conta com 40 membros e é orientado pelo professor Diego Greff.

Equipe BOTCEM. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

Em setembro de 2019, a equipe Botcem participou da competição “Winter Challenge”, realizada na cidade de Concórdia, Santa Catarina, nas seguintes categorias: Seguidor de linha pro, Mini sumo 500g autônomo e Futebol simulation 2D, alcançando, respectivamente, a 30ª, 17ª e 6ª posição. Em novembro a equipe também participou do “2º Summit de Robótica da Católica SC” e, após três dias de competição, alcançou a 8ª posição com o robô seguidor de linha pro e a 5ª posição com o sumô 500g autônomo.

Equipe Kosmos. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Kosmos participou pela primeira vez do “Latin American Space Challenge (LASC)” em Agosto de 2019. Essa é uma competição de foguetes experimentais aberta para todos os países da América Latina. Nesse ano competiram 25 equipes de diversos países. A equipe conta com 19 membros e é orientada pelo professor Diogo Nardelli Siebert.

Equipe Barco Solar Babitônga. Foto: Comunicação Institucional Joinville.

A equipe Barco Solar Babitônga não competiu esse ano, porém está em intensa preparação para o Desafio Solar Brasil que será realizado em janeiro de 2020 na cidade de São Francisco do Sul, Santa Catarina. A equipe conta 24 integrantes de diversos cursos e é orientada pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto.

Com informações da Comunicação Institucional UFSC Joinville.

Tags: equipes de competiçãoUFSC Joinville