Delegação da UFSC visita universidade chilena para fortalecer pós-graduação
A delegação da UFSC, formada pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, pelo superintendente de Pós-Graduação Juarez Vieira do Nascimento, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) Jussara Gue Martini, realiza visita de trabalho na Universidade de Magallanes (UMAG), no Chile, para fortalecimento da aliança que ambas as instituições mantêm na área de pós-graduação e pesquisa.
A primeira atividade foi um café da manhã institucional com a gestão e os estudantes da UMAG, ocasião em que abordaram os principais eixos de trabalho em relação aos dois programas de pós-graduação em Enfermagem que estão sendo implementados em conjunto: o Mestrado – que, nesta sexta-feira, 6 de dezembro, titulou sua primeira geração -; e o Doutorado, em fase de elaboração.
Alacoque valorizou a oportunidade de estar na Universidad de Magallanes e fortalecer as parcerias e o trabalho, além de promover formação de melhor qualidade atendendo as necessidades da universidade e investir em novos conhecimentos científicos e em novas tecnologias em colaboração com a UMAG. Disse, também, que era um orgulho estar presente na titulação das 19 primeiras enfermeiras do Mestrado Interinstitucional.
“Os investimentos em pós-graduação permitem ou possibilitam uma formação de qualidade superior, de modo que todas as universidades têm essa necessidade. Juntamente, deve promover seus avanços em todos os setores da sociedade e, com isso, impactar a missão de contribuir para o desenvolvimento humano, social, econômico e educacional do país e da região”, afirmou a vice-reitora.
Com relação à estreita colaboração na área de Enfermagem, Alacoque destacou que “hoje trabalhamos para investir novas tecnologias, novas ciências e tecnologias ou novos conhecimentos científicos e tecnológicos em colaboração com a UMAG, com a ideia de promover o desenvolvimento humano com qualidade de vida, garantindo melhor saúde ”, enfatizando que “a enfermagem é uma profissão vital para a sobrevivência humana ”.
Com informações da UMAG.