Professora da UFSC é reconhecida Personalidade Literária pela Academia Catarinense de Letras e Artes

18/11/2019 11:46

A professora Eliane Santana Dias Debus, vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino e aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Estudos da Tradução (PPGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi premiada pela Academia Catarinense de Letras e Artes como Personalidade Literária, ano 2019.

Debus receberá o prêmio ‘Paschoal Apóstolo Pítsica’ em sessão solene a ser realizada no dia 6 de dezembro, às 19h30, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (Rua Bulcão Viana, 90, Centro – Florianópolis).

MAIS

Eliane Debus possui graduação em Letras (1991) e mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e pós-doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2018). É líder do Grupo de Pesquisas Literalise: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária (UFSC); autora de livros, artigos em revistas acadêmicas, organizadora de livros, destacando:

Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido – Altamente Recomendável – Teórico -2004;

A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil – Catálogo de Bolonha 2018.

Alguns prêmios literários

1986 – Concurso de Contos e Poesia – 3o. lugar poemas, Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari- PR;

1989 – Menção Honrosa – Crônica Doce Ausência, VII Concurso Literário para alunos da FUCRI, 1o. Lugar – conto – A vagabunda, VII Concurso Literário para alunos da FUCRI, Menção Honrosa – Poesia – Eterna Busca, VII Concurso Literário para alunos da FUCRI;

1991 – Menção honrosa – categoria conto, IV Concurso Nacional de Contos – Revista Brasília; In Verso – Revelação Literária, Habitasul;

2003, 2005 e 2007 – Concurso Palavra do Leitor, Site Dobras da leitura e Editora SM. Livros infantis: É tempo de Pão-Por-Deus, O medo e seus segredos e Antonieta.

Tags: eliane debusPaschoal Apóstolo PítsicaPersonalidade LiteráriaUFSC