19ª edição do Colóquio Internacional de Gestão Universitária será no Brasil, na UFSC

19/11/2019 16:11

O XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária será realizado nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2019, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos e salas do Centro Socioeconômico (CSE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A abertura do evento, no dia 25 (segunda-feira), será a partir das 8h no Auditório Garapuvu, e contará com a participação do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, os diretores do CSE, Irineu Manoel de Souza, e do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau), Pedro Antonio de Melo, o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, e representantes das universidades da Argentina, Paraguai, Peru e Equador. Destes países, o vice-reitor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP), Daniel Antenucci, o membro da Asociación de Especialistas en Gestión de la Educación Superior (Aeges), Marcelo Héctor Efrón, o diretor da Universidad Tecnológica Nacional (UTN), Hugo René Gorgone, a coordenadora de Pós-Graduação da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), María del Carmen Parrino, o reitor da Universidad Nacional de Caaguazú (UNCA), Angel Rodriguez, o reitor da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC), Hugo Ferreira González, o vice-reitor de Pesquisa da Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa (UNSA), Horacio Barreda Tamayo, o reitor da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL), Santiago Acosta.

Na sequência, às 9h30, a palestra de abertura “Universidade e Desenvolvimento Sustentável” será ministrada pelo professor José Baltazar Salgueirinho Osório Andrade Guerra, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ao final da manhã está programada uma apresentação artística do Grupo do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC.

A programação do evento segue neste dia no período da tarde, o dia inteiro no dia 26, e no período da manhã no dia 27.

O Colóquio tem contribuído para o despertar de uma nova visão sobre a universidade, com temáticas relacionadas à análise da realidade regional e do processo de mudanças estruturais contínuas ocorridas na última década na Educação superior em todo o mundo, e, especialmente, nas Américas. Até o momento, foram realizados 18 eventos, que contaram com a presença de Ministros de Estado e Secretários de Educação Superior, Reitores, Pró-Reitores, Diretores e outros dirigentes do ensino superior, além de pesquisadores, professores, técnicos-administrativos, alunos de pós-graduação e demais interessados na área de Gestão Universitária. Países da América do Sul, América do Norte, América Latina e Caribe, e da Europa estiveram representados nas últimas edições do Colóquio. Destas, seis ocorreram no Brasil.

Mais informações no site do evento: cigu2019.ufsc.br

Tags: Colóquio Internacional de Gestão UniversitáriaCSEUFSC