Projeto UFSC sem Plástico integra programação da Semana Lixo Zero 2019

18/10/2019 10:04

O projeto de extensão UFSC sem Plástico promove o evento Universo UFSC, no dia 21 de outubro, segunda-feira. O evento integra a programação nacional da Semana Lixo Zero 2019 e contará com palestras ao longo do dia sobre pesquisas, projetos e iniciativas desenvolvidos dentro da UFSC e relacionados ao conceito Lixo Zero e à Sustentabilidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link.

Mais informações no Instagram.

Programação Completa:
Bloco da Manhã: Palestras
10:00 Abertura da Semana Lixo Zero 2019 UFSC com o UFSC Sem Plástico.
10:10 Palestra “Lixo Zero” com Luísa Bresolin, Embaixadora da Semana Lixo Zero Floripa.
10:40 Palestra “Ferramentas Lixo Zero: Objetivos da Meu Copo Eco e o Impacto dela na UFSC” com Manuela Angelim, gerente da Meu Copo Eco.
11:10 Palestra “Como o nosso consumo contribui para as Mudanças Climáticas?” com Flávia Christo, fellow da Youth Climate Leaders.

Bloco 1 da Tarde: Pesquisas
13:30 Palestra “O Impacto do Lixo nos Oceanos” com a Prof. Dra. Alessandra Larissa Fonseca, atualmente Professora do Curso de Oceanografia da UFSC.
14:00 “Avaliação da incidência de plástico em conteúdo estomacal de tainhas capturadas na Lagoa da Conceição” com Paola Albuquerque, Oceanógrafa formada na UFSC.
14:15  “Plástico no ambiente marinho: estudo de caso praia da Joaquina” com Camila Andreussi, graduanda do curso de Oceanografia da UFSC.
14:30 “Dispersos por toda a costa: toxicidade da fração solúvel de filtros de cigarro sobre o bivalve de praias Donax hanleyanus”, com a Dra Kalina Brauko da UFSC.
14:45 “Avaliação da Interação Toxicológica entre o Nanoplástico de Poliestireno e o Hormônio 17-α-Etinilestradiol” com Vitor Pereira Vaz, mestrando do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

Bloco 2 da Tarde: Projetos
15:30 Projeto “UFSC Sem Plástico”: O caminho para uma universidade livre de plásticos descartáveis.
16:00 NEAmb (Núcleo de Educação Ambiental): Projetos Lixo Zero
16:20 LABTATE – Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar: Educação Ambiental e Inclusão
16:40 UFSC Sustentável: O que a UFSC faz para ser Sustentável?
Com a presença do Fado da Sustentabilidade!
17:00 Resign: Sustentabilidade em Libras.

Tags: Semana Lixo Zero 2019sustentabilidadeUFSCUFSC Sem PlásticoUniversidade Federal de Santa Catarina