Mensagem do reitor Ubaldo Cesar Balthazar no Dia dos Professores
Aos Docentes da UFSC
Caras(os) colegas professoras(es),
Quando iniciei a vida profissional como docente da UFSC, no longínquo dia 1º de março de 1978, não fazia a menor ideia que hoje, 15 de outubro de 2019, estaria me dirigindo a cada um dos atuais 2.649 docentes da instituição.
Também jamais imaginei ser reitor da UFSC, após mais de 40 anos de contribuição como docente. E que passaria um “Dia do Professor” diante de tamanhos desafios e ameaças.
A UFSC de meu ingresso transformou-se na 4ª melhor universidade federal brasileira. E está, como todas as demais IFES, no alvo de medidas e ações restritivas, que nos desqualificam, nos abalam e nos transformam em “inimigos”.
Mas não nos derrotam.
Neste 15 de outubro, em reconhecimento a cada um de nós docentes, que desmentem todos os dias as falsas notícias que nos atribuem, meus parabéns!
E o apoio incondicional por cada dia de sala de aula, de laboratório, de funções administrativas, de extensão, de pesquisa, de orientação, de seminários, simpósios, debates, congressos.
Pelas horas dedicadas em casa, pelos momentos de abdicação ao convívio da família, pelas noites insones, nossa mais profunda admiração e respeito.
Que continuemos fazendo de nosso ofício a ferramenta mais preciosa para construir uma nação equilibrada, socialmente justa e culturalmente forte. Uma sociedade plural, saudável e sem medo.
15 de outubro de 2019
Ubaldo Cesar Balthazar
Reitor