DIVULGA UFSC – 22/10/2019 – Edição 1329

22/10/2019 09:57

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 22/10/2019 – Edição 1329

Vestibular 2020: Coperve disponibiliza confirmação de inscrição preliminar

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibiliza, a partir desta segunda-feira, dia 21 de outubro, o acesso dos candidatos à confirmação de inscrição preliminar do concurso unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Esta edição do concurso registrou 25.669 inscritos, dos quais 3.667 tiveram sua solicitação de isenção do pagamento da taxa deferida. A conferência dos dados de inscrição deverá ser feita no site do Vestibular 2020, no link Confirmação de Inscrição Preliminar.  Continue a leitura » ».

UFSC recebe V Jornada do Sistema Único de Assistência Social

A UFSC recebe a ‘V Jornada do Sistema Único de Assistência Social’ (SUAS) nos dias 22 e 23 de outubro, no Auditório do CFH, às 8h30. O evento aborda a temática ‘Como tornar o futuro respirável em tempos de antipolítica?’ na conferência de abertura e conta com a parceria dos departamentos de Psicologia e de Serviço Social da UFSC, além da Rede SUAS da Grande Florianópolis. As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento. Mais informações.

Grupo de Escuta Acadêmica promove encontro de acolhimento aos estudantes

O Grupo de Escuta Acadêmica, oferecido pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) promove encontros nas terças-feiras, das 12h às 13h, no Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), localizado na Sala de Grupos 3, no Bloco B do CFH. O grupo tem como objetivo o acolhimento e a escuta de estudantes de graduação da UFSC nos seus diversos contextos e buscar melhor a ambientação no espaço universitário e a construção coletiva de alternativas. Mais informações.

Oficina ‘Quanto tempo você tem’ divulga vagas para atividades nesta semana

A Psicologia Educacional da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) divulga aos estudantes de graduação que estão abertas as inscrições para a oficina “Quanto tempo você tem?”, dia 24/10, das 9h às 12h (inscrição neste link); e dia 23/10, das 14h às 17h (inscrição neste link ). Continue a leitura » » .

Novo episódio do ‘Traduzindo ciência’ fala sobre a história cultural do direito comum

Ius Commune, em latim, quer dizer direito comum. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um grupo de pesquisa analisa duas temáticas anuais sobre a história da cultura jurídica. São estudantes e professores de instituições brasileiras e estrangeiras que se reúnem em torno de fenômenos atemporais para refletir sobre as experiências jurídicas e como elas se refletem na sociedade. Neste sétimo episódio da série produzida pela Agecom, o professor Diego Nunes explica como são desenvolvidas as atividades do Grupo Interinstitucional de História da Cultura Jurídica. Continue a leitura>>.

Projeto Sala Verde realiza três oficinas gratuitas dias 24 e 25 de outubro

A Sala Verde da UFSC irá realizar três oficinas nos dias 24 e 25 de outubro: Receitas Culinárias com Leites Vegetais (sem lactose), Química dos Chás (Uso e Benefícios)  e Constelação Familiar (apaziguamento de conflitos). Todas as atividades acontecem na Sala localizada no térreo da BU, ao lado da PRAE. Mais informações no site: https://salaverde.ufsc.br/Continue a leitura>>.

Clube de Leitura LGBT Seremos debate A Cisgeneridade’

O Clube de Leitura LGBT Seremos promove nesta quarta-feira, 23 de outubro, o encontro de discussão sobre ‘A Cisgeneridade’, terceiro capítulo da dissertação ‘Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade’, de Viviane Vergueiro Simakawa. O evento ocorre às 14h, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Mais informações.

Laboratório da UFSC convida falantes de inglês para participar de pesquisa de rastreamento ocular

O Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing/UFCS) seleciona voluntários brasileiros e falantes de inglês e estrangeiros com inglês como língua materna para participar de três tarefas de leitura com duração total de 1h30min. O objetivo é investigar o processamento de frases em inglês por meio do rastreamento ocular e verificação de tempo de reação. O laboratório está localizado na Sala 513, no Bloco B do CCE. Mais informações.

Laboratório da UFSC desenvolve prótese de voz

O Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA/EMC/UFSC) desenvolve a pesquisa ‘Desenvolvimento de Prótese de Voz Tráqueo-Esofágica para Pacientes Laringectomizados’. Disponibilizar um modelo nacional por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das metas que movem os pesquisadores do LVA. Continue a leitura>>.

LGBTfobia é tema de projeto de alunos do curso de Administração da UFSC

Alunos do curso de Administração (CAD/CSEUFSC) desenvolveram o projeto ExSqueezeMe, que visa contribuir com o acolhimento às vítimas de LGBTfobia na região da Grande Florianópolis. A proposta é atuar em várias frentes, que incluem capacitação profissional, uma rede de acolhimento para LGBTs expulsos de casa e inclusão por meio da cultura.  Mais informações pelo e-mail .

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook

Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina