Equipe da UFSC cria embarcações movidas por energia solar
Com o objetivo de desenvolver construções inovadoras utilizando fontes alternativas de energia, estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deram os primeiros passos para construir um barco, o catamarã Vento Sul. A equipe, que hoje leva o mesmo nome, surgiu por volta de 2009, quando dois alunos das engenharias criaram o precursor do protótipo de embarcação movido exclusivamente por energia solar dentro da Universidade.
Unindo seus conhecimentos da graduação e a experiência obtida com o grupo de pesquisa em energia solar da UFSC, o Fotovoltaica, eles criaram o catamarã (embarcações com dois cascos). Hoje, o grupo é formado por alunos de várias áreas e conta com mais três barcos em sua frota. O Guarapuvu I, o Guarapuvu II e o pequeno Oxum deram sequência aos projetos da equipe, também como barcos de competição. Em dez anos, a equipe Vento Sul já participou de 14 competições, nacionais e internacionais.
Só no Desafio Solar Brasil, primeira competição brasileira do gênero, a equipe possui dez vitórias: cinco com o catamarã Vento Sul, entre os anos 2009 e 2013, e outras cinco com o Guarapuvu, do tipo monocasco – tipo de embarcação com apenas um casco –, entre 2010 e 2014. O Desafio Solar Brasil, inspirado na Frisian Solar Challenge, competição realizada a cada dois anos na Holanda, foi criado a partir da iniciativa conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e outras instituições federais, como a UFSC.
O grupo Vento Sul é responsável por todas as etapas de construção das embarcações. Dividida em três áreas, a equipe separa as funções e tarefas relacionadas aos barcos e às competições com base nas especialidades de cada um. O setor de elétrica e eletrônica cuida do sistema de energização dos barcos e da condução elétrica das placas solares; a naval e a mecânica são responsáveis, principalmente, pela construção e manutenção dos barcos; e a equipe de marketing e comunicação divulga as atividades e o trabalho do grupo. Toda tecnologia envolvida no funcionamento das embarcações é elaborada e testada na oficina e laboratório de criação, ao lado da Imprensa Universitária.
Embarcações
Vento Sul: Catamarã em fibra de vidro, cascos modelo ‘standard’ do Desafio Solar Brasil e construídos pela UFRJ. Participante do DSB (2009, 2010, 2011, 2012 e 2013).
Guarapuvu I: Monocasco em fibra de carbono, construído pela Holos Brasil. Participante do DONG (2010) e do DSB (2010, 2011, 2012 e 2013).
Guarapuvu II: Monocasco em fibra de carbono, construído pela Equipe Vento Sul (com supervisão da Holos Brasil). Participante do DONG (2012). Após o DONG 2012 a embarcação foi doada a Equipe Zênite Solar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC-Florianópolis).
Oxum: Triamarã em fibra de carbono, construído pela Holos Brasil. Participante do DONG (2012). Considerado o barco solar mais rápido do Brasil.
- Vento Sul
- Guarapuvu I
- Guarapuvu II
- Oxum
Imagens: página do Facebook
Mais informações no site.