Segunda Jornada de Poesia discute obra do artista Kurt Schwitters
O Núcleo de Estudos de Literatura em Língua Alemã (LiLia), o Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) irá promover a 2ª Jornada de Poesia – criação, tradução e arquivo, no dia 21 de agosto, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O encontro também irá receber a aula inaugural da Pós em Literatura, “Arqueologia da invenção”, com a professora Veronica Stigger.
A proposta da 2ª Jornada de Poesia é reunir estudiosos que têm se ocupado de questões da linguagem poética do Dadaísmo, da Vanguarda poética histórica representada na obra do polivalente artista Kurt Schwitters. Como o poeta e escritor concebia a linguagem em outras formas de arte, a literatura, a palavra? qque relação tinha com a própria língua? Os estudos tangenciam, para além da tradução e da criação, os âmbitos da memória e do arquivo, da divulgação e montagem (curadoria).
O encontro é internacional, com a presença do pesquisador atuante no Deutsches Literaturarchiv Marbach (Alemanha), Douglas Valeriano Pompeu, que é tradutor da poesia de Schwitters, e cujas traduções foram reunidas no livro que está sendo lançado pela Editora Jabuticaba em 2019: Por trás e pela frente primeiro.
A participação dá direito a certificado de quatro horas.
Mais informações na página do programa.