Parceria da UFSC promove a inclusão e a acessibilidade em atrações do Colmeia 2019
O Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, receberá a oitava edição do Colmeia, coletivo independente de arte e cultura, nos dias 24 e 25 de agosto. Serão dois dias de música, exposições, oficinas, teatro e demais expressões artísticas reunidas em uma programação totalmente gratuita.
Reconhecido com um espaço amplamente democrático e plural, o Colmeia deste ano não se restringe à abertura de um dos espaços mais tradicionais da cidade a variadas modalidades artísticas, mas também ao público – a todos os públicos. Para a edição 2019 haverá a chamada “Rota Acessível” que congrega espetáculos, exposições e poemas que terão audiodescrição, tradução em Libras e braile, permitindo assim que pessoas com deficiência auditiva e visual possam interagir com as atrações.
Uma das exposições congregará produções dos associados da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali). “À luz do seu olhar” propõe uma reflexão para que o próprio expectador (re)signifique o papel da imagem sob o olhar de uma pessoa com baixa visão ou com cegueira total. As obras foram produzidas por meio de oficinas, que contaram com a colaboração de alunos dos cursos de Engenharia Têxtil e Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau e de Licenciatura em Dança da Furb. O projeto foi coordenado pelas professoras Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar e Renata Orlandi, por meio de Prática Curricular de Inovação, Desenvolvimento Regional e Interação Social (Pidris).
“Compreendemos este trabalho como uma cocriação acessível aos sentidos disponibilizados pelo(a) observador(a), sejam eles fisiológicos, éticos ou estéticos”, explica a Profa. Renata Orlandi. Para o desenvolvimento das atividades foi utilizada a técnica stencil, na qual se aplica um desenho ou ilustração – que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata – através do uso de tinta. Cada associado(a) da Acevali escolheu um molde e recebeu uma amostra de tecido 100% algodão para, a partir da mesma, dar início a sua criação. Cada um dele(a)s foi acompanhado(a) por um(a) estudante que áudio-descreveu a imagem representada no stencil e depois o auxiliou no processo de pintura. As imagens vazadas utilizadas remetem a ícones do cinema como Charles Chaplin e Sophia Loren e da música, como Elvis Presley, Madonna e Paul McCartney – figuras presentes no imaginário dos associados. Ao final, os associados assinaram suas obras.
Garantia de Direitos – a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, estabelecida em Assembleia Geral das Nações Unidas, em seu artigo 30 assegura a participação das pessoas com deficiência na vida cultural, recreação, lazer e esporte em igualdade de oportunidades com os demais. Ainda a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) garante à pessoa com deficiência acesso a bens culturais em formato acessível, sejam esses programas de televisão, cinema, teatro e/ou atividades esportivas.
Veja as obras expostas no Colmeia 2019 clicando aqui