Coordenador da área de Materiais na Capes palestra em aula inaugural de mestrado na UFSC Blumenau

15/08/2019 16:53

Foto: Eduardo Amorim/UFSC Blumenau

A UFSC Blumenau convida a comunidade para a abertura oficial de seu mais novo programa de pós-graduação. O mestrado acadêmico em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) iniciou atividades no segundo semestre de 2019 e como marco desse momento será realizada uma aula inaugural com Antonio Eduardo Martinelli, coordenador da área de Materiais na Capes e docente titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O palestrante abordará, na ocasião, a “Transição para o modelo multidimensional de avaliação e uma perspectiva da pós-graduação em Materiais”. O evento ocorre no dia 23 de agosto, sexta-feira, a partir das  18h, no auditório da Sede Acadêmica (Bloco B, 1º andar).

Novo Programa de mestrado possui características inovadoras

O mestrado contempla uma área de concentração (Nanociência, Processos e Materiais Avançados) e duas linhas de pesquisa (Materiais, Processos e Transformações e Nanociência e Nanotecnologia), que visam ampliar as discussões e a compreensão do conhecimento na interface entre Física, Química, Ciência e Engenharia dos Materiais.

O programa de pós-graduação stricto sensu surge em razão da demanda por formação especializada, oriunda de instituições de ensino superior e do mercado de trabalho (indústrias, institutos de pesquisa, laboratórios, escolas, empresas, dentre outros) com perfil profissional distinto, que permita o estudo e desenvolvimento de novos processos e transformações, materiais e métodos de análise e caracterização. A proposta a formação de profissionais altamente qualificados com perfil diferenciado. No estado de Santa Catarina não há, até o momento, outro programa de pós-graduação com tais características.

Sobre o palestrante

Antonio Eduardo Martinelli. Foto: Divulgação

Antonio Eduardo Martinelli possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica pela Mcgill University, Canadá (1996). Atualmente, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas, interfaces metal-cerâmica, cimentos e compósitos. É autor de mais de 140 artigos publicados em periódicos especializados, 6 capítulos de livros e 17 patentes ou pedidos de patentes, e orientou 42 teses de doutorado e 58 dissertações de mestrado.

Serviço

O quê? Aula inaugural do Mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat)

Quando? 23 de agosto, 18h

Onde? Auditório da UFSC Blumenau – Sede Acadêmica, bloco B, 1º andar (Rua João Pessoa, 2750 – Velha)

Quanto? Gratuito e aberto ao público

Mais informações na página do PPGNMat, disponível aqui.

Tags: mestrado acadêmico em NanociênciaPPGNPMatProcessos e Materiais Avançados (PPGNPMat)UFSCUFSC Blumenau