Vestibular 2019-2 consolida concursos no segundo semestre para ingresso na UFSC

06/07/2019 18:17

A presidente da Coperve, Maria José Baldessar, a vice-reitora, Alacoque Erdmann, o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino, e o diretor-geral do gabinete do reitor, Alvaro Lezana, visitam as coordenadorias dos centros da UFSC. Crédito das imagens: Henrique Almeida

O Vestibular 2019-2 consolidou a realização de concursos no segundo semestre para ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Da mesma forma que no ano anterior, as provas desta edição também estão sendo aplicadas em julho e destinam-se ao preenchimento de vagas nos cinco campi da instituição. Na tarde deste sábado, primeiro dia do concurso, representantes da Administração Central e da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) visitaram os locais de prova em Florianópolis.

A vice-reitora da UFSC, professora Alacoque Lorenzini Erdmann, a presidente da Coperve, professora Maria José Baldessar, o pró-reitor de Graduação, professor Alexandre Marino Costa, e o diretor-geral do gabinete do reitor, professor Alvaro Guillermo Rojas Lezana, percorreram diversos centros do campus no bairro Trindade. Eles estiveram na Biblioteca Universitária (BU), no Centro Tecnológico (CTC), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Centro Socioeconômico (CSE) e no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O objetivo da visita foi acompanhar o trabalho das coordenadorias dos setores de aplicação das provas e dar apoio às equipes que atuam durante o concurso.

Na ocasião, a vice-reitora destacou a relevância da criação de oportunidades a estudantes em todas as regiões do estado. “A experiência do ano passado abriu caminho para manter essa modalidade de vestibular também no segundo semestre. É mais uma chance para os nossos candidatos, que acaba sendo bastante positiva no sentido do aproveitamento de vagas, bem como pela importância da divisão do volume de oportunidades que aparecem a cada semestre”, disse. Alacoque ainda ressaltou que os estudantes fiquem atentos a imprevistos que podem surgir no período do concurso: “As intercorrências são, de certo modo, regulares. E também quase impossíveis de serem previstas – o que foge da nossa possibilidade de interferir. Por isso, os candidatos devem levar em consideração fatores que podem acarretar dificuldades nos dias de prova, como a questão do clima e do trânsito”.

Saiba mais sobre o Vestibular 2019-2:

Orientações gerais aos candidatos
Presidente da Coperve fala sobre concurso

A reitoria da Universidade considera válida a manutenção do concurso duas vezes ao ano. De acordo com o pró-reitor Alexandre Marino Costa, além de permitir o ingresso para turmas completas em cursos como o de Medicina, no campus Araranguá, e Química (bacharelado), no campus Blumenau, pode-se desta forma garantir o preenchimento de vagas remanescentes em outros cursos. O curso de Medicina em Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019-2, com 5.151 inscritos para 60 vagas, totalizando uma concorrência de 85,85 candidatos por vaga. Apesar de ser o mais procurado, o curso não é o mais concorrido desta edição, que terá 110 candidatos disputando uma única vaga para o curso de Licenciatura em Química, em Florianópolis.

A presidente da Coperve também avaliou como positivo o primeiro dia de provas. “Afora a intercorrência do trânsito, ocorreu tudo dentro da normalidade. Nas cidades do interior, não houve nenhuma intercorrência séria e, aqui em Florianópolis, nada grave foi registrado desde o início das provas”, afirmou a professora Maria José Baldessar. “Alertamos para os candidatos estarem atentos para as questões do edital, as questões das provas, virem com calma para o local do concurso e terem tranquilidade”, completou.

O Vestibular 2019-2 tem mais dois dias pela frente: domingo e segunda-feira. A Coperve ressalta que os candidatos se atentem ao início das provas. Neste domingo, uma das pistas da Beira-mar Norte estará fechada entre as 6h e 11h para uso exclusivo de pedestres e ciclistas. Da mesma forma, na segunda-feira, a UFSC terá dia de expediente normal, e no horário de início das provas geralmente há congestionamento nos arredores da instituição.

Mais informações no site vestibular20192.ufsc.br
Coperve: (48) 3721-9200
Segurança da UFSC: Plantão/Emergência – (48) 3721-9555 e 5050

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC