UFSC aparece na 12ª posição em ranking de universidades da América Latina

19/06/2019 10:10

O Portal NSC Total divulgou nesta terça-feira, 18 de junho, uma avaliação com as 150 melhores instituições de ensino de 12 países da América Latina apresentado pela revista britânica Times Higher Education (THE). Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece na 12ª posição. Dentre as federais brasileiras, a UFSC está em 4º lugar.

Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras. A melhor posição (2º lugar na lista) é da Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo — o Estado que tem ainda Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 10 melhores. No ranking total, o Brasil é o país que mais se destaca. São 52 instituições presentes na lista deste ano, contra 43 no ano anterior.

Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas, o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina.

As 20 melhores da América Latina

1. Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile

2. Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, Brasil

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – São Paulo, Brasil

4. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – RJ, Brasil

5. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey – México

6. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo, Brasil

7. Universidade do Chile – Chile

8. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais, Brasil

9. Universidad de los Andes – Colômbia

10. Universidade Estadual Paulista (Unesp) – São Paulo, Brasil

11. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS, Brasil

12. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC, Brasil

13. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ, Brasil

14. Universidade Nacional Autônoma do México – México

15. Universidade de Brasília (UnB) – DF – Brasil

16. Universidade Federal de São Carlos (UFScar) – SP, Brasil

17. Universidade Federal de Viçosa (UFV) – MG, Brasil

18. Universidade Autônoma Metropolitana – México

19. Universidade Federal do Ceará (UFC) – CE, Brasil

20. Pontifícia Universidade Católica do Peru e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)*

*As duas universidades aparecem na mesma posição.

Confira o texto completo “UFSC está entre as 20 melhores universidades da América Latina”.

Tags: Times Higher Education (THE)UFSC