Projeto de pesquisa da UFSC analisa fatores humanos em regiões polares

08/05/2019 15:06

Paola Delben, doutoranda da UFSC. Arquivo pessoal.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) produziu 7.467 trabalhos científicos de 2014 a 2018. Os dados colocam a universidade como a décima instituição que mais produz ciência no Brasil, de acordo com informações disponibilizadas pela base Web of Science ao Jornal da USP.

Um dos projetos que remetem à produção científica na UFSC é o Fatores humanos (LabFH), grupo de pesquisa e formação de pesquisadores e profissionais que visa desenvolver e melhorar teorias e técnicas de avaliação em psicologia. Atuando de maneira interdisciplinar, a atividade envolve áreas para além da psicologia, como medicina, engenharia mecânica, engenharia química e direito.

Desde 2014 o grupo realiza estudos de campo, por meio da pesquisa Fatores humanos em regiões polares, com profissionais que atuam no Programa Antártico Brasileiro (Proantar), ação coordenada pelo professor da UFSC Roberto Moraes Cruz e a desenvolvida doutoranda Paola Barros Delben, que busca desenvolver uma proposta de gerenciamento do comportamento seguro, o que tende a prevenir o risco de acidentes, adoecimentos e crises (como violências, a exemplo do assédio).

A última experiência de Paola aconteceu em outubro de 2018 ao embarcar no navio Ary Rongel, sob o comando de Antônio Bras, rumo à Antártica, para realizar ajustes metodológicos para a coleta de dados no contexto, apresentando também a cartilha que desenvolveu como resultado de sua dissertação de mestrado, para orientações de prevenção aos principais impactos da experiência: ansiedade e crises de pânico, depressão e suicídio, comportamento seguro x comportamento de risco, alterações do ciclo circadiano e enfrentamento disfuncional ao estresse, como o abuso de álcool e violências, com destaque para o assédio.

Para acompanhar e conhecer os estudos do LabFH ou participar das pesquisas, acesse os canais de comunicação do projeto:

Instagram: @polarnautas

Facebook: polar.ice.

E-mail: fatorhumanolab@gmail.com

Formulário de estudo piloto com pesquisadores: forms.gle/622v9aRycfHurZpi9

Tags: Fatores humanos em regiões polaresLabFHProantarUFSC