Inscrições abertas para oficina de caligrafia árabe abrem nesta segunda
A Oficina “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro”, ministrada por Hasan Félix – pesquisador cubano com formação em Ciências Antropológicas – está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 6 de maio. As inscrições devem ser realizadas na Coordenação das Oficinas de Arte (Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha). Para a oficina há uma taxa única de inscrição. A atividade é aberta à participação de estudantes, servidores da UFSC e pessoas da comunidade em geral.
Sobre a Oficina
A Oficina “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro” será realizada de maneira prática e teórica e abordará temas como a origem da escrita e a sua evolução através dos tempos, com explicações breves ao simbolismo dos mesmos.
Segundo o ministrante, nesta oficina será apresentada a caligrafia árabe como “um elemento importante, mas esquecido da formação nacional. Um elemento importante do legado africano como símbolo de resistência na luta para alcançar os direitos civis”. Os estudantes aprenderão elementos fundamentais da escrita e leitura da língua árabe.
Serviço
Oficina: “Caligrafia Árabe: Arte Visual e Ponto de Encontro”.
Ministrante: Hasan Félix.
Período de realização da oficina: 9 de maio a 18 de julho..
Horários: Quintas-feiras, das 14h às 17h.
Carga Horária: 30 horas.
Taxa de Inscrição: R$ 150,00 (sem mensalidade)
Inscrições: a partir de 6 de maio, segunda-feira, das 10 às 17 horas.
Número de participantes: 12 participantes por turma – mínimo 8.
Requisitos: Somente candidatos com idade igual ou superior a 16 anos.
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC): telefones (48) 3721–2498, 3721-9447 ou 3721-6493 e E-mail: oficinas.dac@contato.ufsc.br – www.dac.ufsc.br
Não há mensalidade. O pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$150,00, deve ser efetuado na Rede Bancária através do Boleto Bancário (emitido no ato da inscrição), até a data do vencimento, e a confirmação do pagamento da inscrição deve ser apresentada à Coordenação do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte – DAC até o início das aulas, para efetivar a inscrição.
Sobre o ministrante
Hasan Félix é pesquisador cubano com formação em Ciências Antropológicas na Universidade “Yamaátul Mustafa”, em Qom, Irã. Suas pesquisas abordam a temática religiosa, entre as artes e a antropologia. A partir de sua experiência no Oriente Médio, enriqueceu o seu trabalho com o misticismo adquirido no Irã. O interesse pela área surgiu da procura por sua ancestralidade e do interesse de compreender esse legado. Pesquisa sobre esses temas desde a adolescência e, com relação ao legado islâmico, há cerca de 20 anos. Escreveu trabalhos para vários editores e dois livros em português, um publicado em 2017: Vítimas de um apartheid ou ativistas silenciosos do sionismo, e o outro em preparação para publicar proximamente: As dez e uma noite (pequena coleção de tradições orais africanas). Além de desenvolver pesquisas, produz trabalhos artísticos como esculturas, pinturas e design. Algumas de suas obras artísticas foram apresentadas na exposição “Arte em Mármore – A beleza do mármore ao seu alcance”, no Museu da Escola Catarinense, em agosto de 2017. Para Hasan, “o mundo da arte é concreto e vivo, podendo ser observado, compreendido e apreciado. Através da experiência artística o ser humano desenvolve sua imaginação e criação aprendendo a conviver com seus semelhantes, respeitando as diferenças e sabendo modificar sua realidade. A arte dá e encontra forma e significado como instrumento de vida na busca do entendimento de quem somos, onde estamos e o que fazemos no mundo”.
Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC.