Vestibular 2019.2: UFSC apresenta seu próximo concurso para ingresso na graduação

29/04/2019 15:58

Em um encontro marcado na tarde desta segunda-feira, 29 de abril, na Sala dos Conselhos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentou o seu Vestibular 2019-2, cujas inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de maio.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), organizadora do concurso, esteve representada pela atual presidente, a professora do Departamento de Jornalismo, Maria José Baldessar, acompanhada pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar, a vice Alacoque Lorenzini Erdmann, o pró-reitor de Graduação Alexandre Costa Marino e os professores Olinto José Varela Furtado e Maria Luiza Ferraro. Também participaram os diretores do campus Araranguá, Eugênio Simão e Anderson Luiz Fernandes Perez, e os veículos de comunicação institucionais Agecom e TV UFSC.

Apresentação do Vestibular UFSC 2019.2. Inscrições abertas e provas em julho

Para este Vestibular, a instituição oferece 565 vagas em 24 opções de cursos, nas quais constam Medicina no campus Araranguá, Bacharelado em Química em Blumenau, e vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2019. As provas ocorrem nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2019 (sábado, domingo e segunda-feira), nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão. O Edital, que concentra todas as informações do concurso, está disponível na página vestibular20192.ufsc.br.

Olinto, ex-presidente da Coperve, atualmente presta assessoria à Comissão e disse que, mesmo tendo uma procura expressiva pelo curso de Medicina, este vestibular é uma oportunidade de preencher as vagas remanescentes dos concursos anteriores. Reforçou que até o dia 20 de maio, o candidato pode solicitar a isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 135 para todos os cursos.

Marino agradeceu a equipe da Coperve pela dedicação em prover as condições necessárias para que a UFSC pudesse lançar o edital. Apresentou oficialmente a nova presidente, que inicia suas atividades em um momento de grande expectativa, quando da realização de um novo vestibular, momento de extrema relevância para a instituição, pois busca “consolidar os cursos que fazem parte de um projeto de expansão da Universidade e também disponibilizar mais vagas à sociedade. A 2ª edição é também uma ação de continuidade de implantação do curso de Medicina e, neste semestre, terá um novo curso de Bacharelado em Química, no campus Blumenau”.

Maria José Baldessar preside a Coperve

Maria José Baldessar agradeceu a confiança dos gestores e destacou que a Coperve tem a preocupação com a qualidade e a segurança do processo e a ideia é proporcioná-las aos candidatos neste momento de prova e de grande tensão para ele e sua família.

Alacoque considera o lançamento um momento especial, no qual “a UFSC cumpre seu compromisso social no sentido de manter todas as suas vagas ocupadas como também a abertura de novas. Esta, assim como a experiência anterior, será um sucesso e com isso estamos contribuindo para que a sociedade tenha mais oportunidade de ingresso em uma universidade pública e gratuita e que tem alta qualidade na formação”.

Ubaldo, em sua fala, agradeceu ao colega Olinto, “que trabalhou muito e por muito tempo na Coperve e que mesmo afastado continua ajudando com sua experiência. Deixou a Universidade, porém a Universidade não o deixa. Espero que continue prestando assessoria nesta transição. Quero dar as boas-vindas à nossa colega Maria José Baldessar que, com certeza, fará um bom trabalho à frente da Comissão, da qual já confidenciou ter trabalhado nos anos 2000”. Aos candidatos, “o que temos a oferecer é o ingresso em uma das melhores universidades brasileiras”.

UFSC semeando futuros

A campanha deste ano traz o slogan “UFSC semeando futuros” e a seguinte reflexão: a universidade é capaz de mudar a vida das pessoas, tanto dos alunos e servidores quanto da comunidade, podendo, inclusive, impactar no futuro da humanidade. A frase faz referência ao cultivo cotidiano de saberes e pequenas ações que dão frutos e impactam na vida e no futuro de muitos. “Venha mudar sua história e construir um mundo sustentável com a UFSC”.

Vestibular UFSC/2019-2: inscrições para Medicina em Araranguá, Química em Blumenau e em mais 22 cursos

Mais informações:

Coperve: (48) 3721-9200

Agecom: (48) 3721-9601 (Atendimento à Imprensa)

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC