Encontros com Capes apresentam detalhes do Projeto Institucional de Internacionalização
Uma série de reuniões entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) definiu o alinhamento de ações para execução do Projeto Institucional de Internacionalização (Print), aprovado em agosto de 2018. Foram três encontros nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, envolvendo a UFSC e a Diretoria de Relações Internacionais da Capes: com os programas de pós-graduação (incluindo coordenadores e docentes); com membros do grupo gestor do Print da UFSC; e com a equipe da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Concepta McManus, diretora de Relações Internacionais da Capes. Foto: Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC
Durante a manhã, a diretora de Relações Internacionais da Capes, Concepta Margaret McManus Pimentel, explicou detalhes do Print aos coordenadores de programas de pós e coordenadores de subprojetos, especialmente sobre a desburocratização e flexibilidade de utilização de recursos. “Vocês têm os recursos e a liberdade (de gestão), agora precisa dar respostas, com impacto dos resultados”. Após a apresentação, a equipe da Capes também esclareceu dúvidas dos docentes, especialmente sobre a gestão dos recursos.
A UFSC definiu cinco áreas temáticas para o Print: Linguagens, Interculturalidade e Identidades; Nanociência e Nanotecnologia; Saúde Humana; Sustentabilidade Ambiental; e Transformação Digital: Indústria e Serviços 4.0.
O objetivo do Print é incentivar a internacionalização da UFSC como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica realizada no âmbito dos Programas de Pós-Graduação. Com o Print, a perspectiva da UFSC é dar maior visibilidade à pesquisa científica, incentivando o estabelecimento de redes de pesquisa internacionais e facilitando a mobilidade internacional de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
O Print engloba 40 dos 43 programas de pós-graduação da UFSC com nota de avaliação Capes 5, 6 ou 7 e é composto por 27 subprojetos que preveem a interdisciplinaridade, o aprofundamento ou a construção de parcerias com instituições.
Os itens financiáveis no Print são auxílio para missões de trabalho no exterior; recursos para manutenção de projetos; bolsas no exterior (doutorado sanduíche); professor visitante júnior – antigo pós-doutorado com vínculo empregatício; professor visitante sênior – antigo estágio sênior no exterior; capacitação em cursos de curta duração ou summer/winter schools; bolsas no país (Jovem Talento, professor visitante e pós-doutorado).
Foto: Caetano Machado/Jornalista da Agecom/UFSC