5ª Escola de Verão de Refrigeração premia estudante da UFSC
O Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica da Universidade Federal de Santa Catarina (Polo/UFSC) sediou, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a 5ª Escola de Verão de Refrigeração (EVR 2019). O evento, que reúne especialistas da ciência e das tecnologias do frio, concedeu ao doutorando Fernando Knabben, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFSC e pesquisador do Polo, o prêmio de Melhor Artigo e Apresentação.
O artigo “Efeito de gases não condensáveis sobre o comportamento dinâmico de sistemas domésticos de refrigeração”, de autoria de Rodolfo Espíndola, Fernando Knabben e do professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Cláudio Melo, apresenta uma investigação experimental sobre o comportamento transiente de sistemas domésticos de refrigeração contaminados com gases não condensáveis. O artigo é resultado de uma pareceria da Polo com a empresa Whirlpool, sob o financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
Neste ano, a Escola de Verão de Refrigeração teve como tema Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração. “O diálogo entre a academia e a indústria, promovido nesta edição da Escola de Verão de Refrigeração, possibilitou aos alunos de engenharia mecânica a oportunidade de ver na prática a necessária relação entre a pesquisa acadêmica e a aplicação de seus resultados”, declara o presidente da EVR 2019 e professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Christian Hermes.
O evento, uma parceria entre a Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) e o Polo, reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação de engenharia mecânica e áreas afins, que participaram de minicursos ministrados por pesquisadores do Polo e assistiram às palestras dos convidados vinculados a universidades e a indústrias.
Entre os palestrantes de outras universidades estavam os professores José Viriato Coelho Vargas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Andrew Sommers, da Miami University (EUA), Savvas Tassou, da Brunel University (Inglaterra) e Pedro Dinis Gaspar, da Universidade da Beira Interior (Portugal).
Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC