Jogo Educacional Comenius vence Prêmio UniRede 2018

14/12/2018 08:43
O jogo educacional Comenius, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi vencedor do Prêmio UniRede 2018, no XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de 20 a 23 de novembro de 2018. O game é resultado de um projeto do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias do Centro de Ciências da Educação (CED), e é voltado para professores e estudantes de licenciatura, a fim de promover a diversificação de recursos e práticas didáticas de diferentes mídias integradas ao planejamento da aula.

No jogo você controla a personagem Lurdinha, professora que viaja no tempo e precisa realizar o planejamento das aulas com novos métodos de ensino. No decorrer dos dias, a personagem pode aprimorar os conhecimentos em diferentes mídias e, depois aplicá-los, aos estudantes. O próximo módulo do jogo deve sair no primeiro semestre de 2019. O grupo EDUMÍDIA  é coordenado pela professora Dulce Márcia Cruz, do Programa de Pós-graduação em Educação do CED.

O ESUD é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), um consórcio constituído por instituições públicas de ensino superior (universidades federais, estaduais e institutos federais), que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da educação a distância (EaD) no Brasil.
MAIS
O Game Comenius é um serious game voltado para professores e estudantes de licenciatura, que pretende promover a diversificação de recursos e práticas didáticas incentivando o uso de diferentes mídias integradas ao planejamento da aula.
Atualmente estão disponíves quatro formatos do Game Comenius:
Mais informações sobre o Comenius podem se conferidas no site, local em que ele está disponível livremente para jogar.